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Arquitetos: Nikken Sekkei
- Área: 41829 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Gankosha, Harunori Noda, TOREAL
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2019, a construção da torre do museu Kyobashi, projetada por Nikken Sekkei, foi concluída. O Museu Artizon fica localizado nos primeiros pavimentos e foi aberto em 18 de janeiro de 2020. Nos níveis acima dele, tem-se o Museu Kyobashi. Este consiste em uma torre de aproximadamente 150 metros de altura e situa-se próximo à Estação de Tóquio. Além do museu de arte, a torre abriga escritórios de alto padrão. Este projeto foi feito em colaboração com o cliente e pretende criar uma nova era na arquitetura, incorporando ambientes de convívio e tecnologias de ponta de 2020. Honrando, assim, a filosofia do fundador da Bridgestone Tire, atual Bridgestone, Shojiro Ishibashi, que em 1951 construiu o Museu de Arte Bridgestone, precursor do Museu Artizon e uma estrutura de última geração naquela época.
Kyobashi é uma área rica em história, sobretudo quanto ao período Edo (1603-1868). Sua localização entre Ginza e Nihonbashi, uma das principais áreas comerciais do Japão, faz com que ela esteja em um lugar onde comércio, escritórios e cultura se misturassem em uma região que no futuro se transformará em uma nova cidade. O Museum Tower Kyobashi conseguiu se manifestar de um modo que responde perfeitamente ao seu entorno: um museu arranha-céu.
Criando conexões com a cidade através da arte e da cultura - A marca registrada da Torre do Museu Kyobashi é evidente desde o nível da rua. Essa característica é sua cobertura curva resultante da subtração volumétrica de uma esfera de 63 metros de raio. Este edifício alto, que surge subitamente em uma área aparentemente congelada no tempo, foi concebido para se adaptar à paisagem urbana existente. Algumas alterações feitas nos materiais dos pisos superiores e inferiores foram em consideração a escala dos edifícios vizinhos.
O edifício está localizado em uma quadra chamada Kyobashi Saiku, onde pretende-se criar uma área central com arte e cultura, juntamente com o edifício New TODA (nome provisório), que está sendo construído em uma quadra adjacente. Sem mencionar a construção de uma praça, espremida entre esses dois quarteirões, que será chamada de “Praça da Arte”, prevista para 2024. Assim, a praça, o museu e as instalações culturais formarão um espaço icônico.
O Artizon, antigo Bridgestone Museum of Art, fica localizado do primeiro ao sexto andar do edifício e é um museu de arte dedicado à história da arte a partir da coleção de Shojiro Ishibashi. O interior do museu foi projetado com espaços de diversas larguras, profundidades e alturas, dispostos sem continuidade, criando um espaço semelhante a uma galeria não linear. Os visitantes podem entrar no museu enquanto passeiam por Kyobashi, encontrando arte de uma maneira espontânea durante uma volta pelo bairro.
Localizado no primeiro andar, o café do museu tem nove portas giratórias interligadas de 8 metros de altura. Quando a Praça da Arte estiver aberta ao público, essas portas se abrirão para a praça, integrando o museu com a praça e criando uma conexão perfeita com o entorno.
O arranha-céu se misturando com a natureza - Embora haja uma tendência de separar os espaços de escritórios do ambiente natural, este edifício tem um jardim no terraço do 21º ao 23º andar. O edifício foi projetado em uma configuração mais plana na qual o jardim da cobertura termina na área interna do espaço de escritórios.
A fachada da torre é coberta por venezianas compostas por módulos de seis caixilhos de alumínio com um único perfil. Essas persianas são uma maneira engenhosa de reduzir e controlar a luz solar que incide no edifício, alterando a combinação dos seis componentes de alumínio para cada um dos quatro lados do edifício, garantindo que uma quantidade adequada de luz penetre o edifício. O arranjo das posições das esquadrias de alumínio é otimizado através de análise computacional.
Desde 2019 a gestão desse distrito trabalha para que esta área seja um centro artístico e cultural aberto. O projeto de implantação de um espaço público artístico e cultural tem o objetivo de atrair pessoas não só para o prédio, mas para todas quadras da cidade, incluindo o entorno de Kyobashi.