-
Arquitetos: Fernando Serdán Arquitectura
- Área: 268 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hugo Esteban, Iliana Lanuza
-
Fabricantes: Azupiso, Megacero, Muro Interceramic
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto surgiu em resposta à necessidade de proporcionar um espaço de vivência e recreação para os funcionários de diferentes cargos que anteriormente viviam em edifícios temporários na propriedade.
Localizados num rancho agrícola, rodeados de culturas, tratores, estufas e reservatórios de água, estão as Casas Agricultores. Um pequeno complexo habitacional composto por 4 casas de 67 m2 de construção com uma área útil interna de 49,9 m2 cada, dispostas entre espécies vegetais de forma a gerar um jardim central; emulando as casas coloniais onde tudo acontece no centro e respeitando assim o único pedido confiado pelo proprietário: "Que os vizinhos se encontrem ao entrar e sair da casa".
Andando ao longo dos caminhos de tezontle (rocha vulcânica), passando pelo terraço de pedra, chega-se à entrada de porta dupla; ao atravessá-la é recebido pela sala de jantar com cozinha americana cujo teto inclinado sobe, gerando a sensação de que o espaço cresce à medida que se avança. Este espaço pode ser aberto e totalmente ligado ao exterior.
O eixo da casa é um corredor generoso iluminado a partir da cobertura em três pontos diferentes, que fornecem luz a: um espaço ideal para ler ou ter plantas, a casa de banho com uma porta translúcida e o ponto de ligação entre o público e o privado onde se encontram dois quartos de tamanho semelhante, mas com sensações muito diferentes devido à maior altura obtida no quarto principal.
À medida que os utilizadores se apropriam do espaço e desenvolvem as suas vidas e atividades, há opções para expandir as casas de múltiplas formas, reforçando o seu lado social, privado ou espiritual; 3 propostas incluem: um quarto extra, uma cozinha aberta à área pública, ou um espaço privado no exterior.
É assim que as Casas Agricultores, para além de serem quatro habitações, são a leitura na sua rede enquanto o seu filho brinca, a sublimação de emoções através da pintura, o ato de cozinhar com uma conversa rica ou o desfrutar de uma noite estrelada em todo o seu esplendor.