-
Arquitetos: MSGSSV
- Área: 150000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Leonardo Méndez
Estrutura arquitetônica do complexo. A unificação dos Escritórios do Governo do Paraguai é uma oportunidade de buscar uma imagem arquitetônica local, longe dos modelos internacionais extemporâneos e transferíveis para qualquer ambiente cultural e climático.
A imagem exigida, de “caráter sólido de uma entidade governamental” não significa necessariamente rigidez de layouts e volumes, mas também áreas receptivas para todos os cidadãos, funcionários e visitantes.
Acima do nível dos 10,00m, os cinco volumes primários de diferentes alturas conferem, à distância, identidade a cada Ministério.
Abaixo do nível 10,00m, a proposta retoma temas de circulações alternativas, ziguezagueando da Loma San Jerónimo, criando situações mais amigáveis para os múltiplos visitantes que o complexo recebe diariamente.
Galerias de sombras percorrem o complexo, gerando uma série de cenários alternativos e situações volumétricas à medida que vagam. Nestas galerias é gerado um microclima de sombra e ar, uma situação térmica intermediária entre o sol pleno e o condicionamento térmico do interior.
É nesse ambiente receptivo e agradável que se dispõem as entradas dos ministérios.
Esta rede de edifícios, praças interiores, circulações, bares e ligações com os subsolos, poderá ser fechada para garantir a segurança das sedes governamentais.
Tudo isso significa a formulação de uma Arquitetura Local Contemporânea, baseada em temas culturais, climáticos e históricos e não em reproduções bastardas de imagens folclóricas.
Os Ministérios. Cada ministério é composto por um pedestal estendido para abrigar os setores atendidos pelo público e um poço quadrado de 36 x 36 m para os escritórios fechados. O núcleo vertical concentra as funções fixas no lado oeste, fechando o lado mais exposto termicamente. Um elevador VIP permite a movimentação diferenciada dos principais funcionários.
Ao nível do terceiro piso, os escritórios podem ser abertos para os grandes terraços verdes, para ampliação e descanso dos colaboradores. De dia, os vigorosos volumes prismáticos dão identidade a cada ministério. À noite, os ministérios emergem do pedestal como faróis prismáticos iluminados.
Planejamento Urbano. Durante o concurso de ideias, foi proposto um projeto fundacional para a cidade, cujas principais premissas eram: A - Entrelaçar as duas direções que aqui convergem: para NE o traçado ortogonal do novo eixo cívico do Plano Director e para SW o pré-existente do canal e do bairro de São Jerónimo. B - Não concorrer com a solidez e monumentalidade do eixo central de passeio que estrutura o Plano Diretor. C - O complexo é apoiado e acompanha o parque do eixo central incorporando a trama irregular da paisagem do morro. D - Evitar a formação de barreiras construídas entre o rio e a cidade. Crie transparências transversais para gerar uma pegada permeável. E - Os encontros entre as duas redes circulatórias serão os portais de entrada no espaço dos ministérios. F - Os espaços verdes entrelaçam-se com os volumes construídos numa continuidade de cheios e vazios que dilui a disposição volumétrica tradicional com um jardim à frente.