-
Arquitetos: Cris Furlan Arquitetura
- Área: 350 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Favaro Jr.
-
Fabricantes: Grupo Parana, Lumart, Portobello, REFAX, Rústika Marcenaria Nobre, Todeschini
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Muxarabi atrai os olhares por sua volumetria singular. Localizada em um condomínio em Piracicaba, interior de São Paulo, foi pensada para a proprietária e suas duas filhas. A arquitetura de linhas retas descomplicada, porém impactante, a integração dos ambientes e o contato com o externo traduzem os desejos e estilo de vida da proprietária.
Em um terreno de 492m² a casa se desenvolve em estrutura de concreto armado e fechamento em alvenaria. O grande desafio foi a elaboração de uma arquitetura apurada em um lote com dimensões reduzidas e muitas restrições particulares de uso. O desenho proposto reforça a integração dos espaços e a diluição dos limites entre interior e exterior, promovendo o convívio e bem-estar.
O acesso social é marcado por uma generosa porta pivotante em madeira ripada que se abre para o living. No living a casa se torna totalmente permeável visualmente, não há barreiras visuais até o final do lote. O pavimento térreo é composto pelo hall de entrada, uma sala de estar que se conecta ao espaço gourmet e à cozinha. Grandes portas em muxarabi de madeira permitem o isolamento da cozinha quando necessário. As portas em alumínio e vidro da área gourmet se abrem totalmente possibilitando uma conexão efetiva com a área da piscina. Além disso, nesse mesmo pavimento, se encontram uma suíte para hóspedes e o setor de serviço ao fundo. Uma escada de dimensões expressivas revestida em mármore branco paraná leva ao setor íntimo, que se encontra no pavimento superior, composto por uma sala íntima e três suítes.
O clima quente da cidade onde se encontra a casa e a ausência de varandas nos quartos, a pedido da proprietária, determinaram o desenvolvimento da volumetria. Um cubo suspenso envelopado pelo muxarabi em alumínio branco abriga o setor íntimo e promove uma identidade exclusiva para a casa. A treliça de origem árabe promove conforto térmico, privacidade e filtra a luminosidade, criando desenhos de luz e sombra.
“Segundo os antigos guardiões de templos, o "muxarabi" filtra a energia, deixando livre a luz da alma. A luz que penetra no templo se transforma num caleidocópio e nos ensina que nada é definitivo, tudo se transforma para dar lugar a outro olhar.” – autor desconhecido.