-
Arquitetos: YRAD
- Área: 64 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Toshiyuki Yano
-
Fabricantes: Ashford Japan, Hirata TILE, Koizumi, Lilycolor, NEW LIGHT POTTERY, NICHIHA, Odelic, RILNO tanaka kougei
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto que confronta a renovação do uso do solo após a demolição de um prédio em deterioração voltado para uma rua comercial. O terreno está localizado no centro da cidade de Oita, na extremidade oeste da rua comercial mais antiga da região. A agitação do passado desapareceu e a edificação se transformou em um local pelo qual as pessoas simplesmente passavam para chegar a outro lugar. Recebemos um pedido do cliente que administra uma agência de locação na cidade para ocupar um canto do terreno onde um estacionamento seria construído após a demolição do prédio, criando um pequeno espaço para alugar onde as pessoas pudessem visitar, como um parque, trazendo a agitação de volta à região.
Percebemos que a presença de inquilinos que animassem o local com uma consciência compartilhada com a construtora era indispensável para a criação de um espaço que atraísse as pessoas e acreditávamos que era melhor determinar os inquilinos antes mesmo de prosseguir com o projeto para assim criar um espaço cooperativo. Além disso, embora a construção seja pequena, foi possível projetar várias lojas e espaços exteriores oferecendo uma experiência diversificada e animada.
As três lojas que se inscreveram se concretizaram e, com isso, trabalhamos cuidadosamente o posicionamento dos volumes a fim de estimular a movimentação dos clientes de uma loja para outra. A terra que removemos durante a escavação ao demolir o edifício não foi substituída e os diferentes níveis foram usados para criar um espaço compartilhado, fechado e calmo. O espaço em frente às lojas, onde as pessoas podem passar casualmente e onde se sente a agradável luz do sol filtrada pelas árvores, realça a qualidade do espaço público.
Manter a proteção em relação à chuva enquanto se rompe a galeria e os edifícios, foi uma das diretrizes aplicadas para oferecer uma rua comercial iluminada e arejada. A frente e os fundos estão ligados através dos edifícios. Eles convidam pessoas curiosas a passar e são uma oportunidade para causalmente parar e apreciar o entorno.
Vários meses se passaram desde que a construção foi concluída e é possível garantir claramente que o fluxo de pessoas que visitam esta área mudou. O novo espaço reativou o fluxo de pessoas e nos fez nos envolver positivamente, além da estrutura do projeto, para dar esperança ao nosso desconforto atual.