-
Arquitetos: graal architecture
- Área: 2310 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Clément Guillaume
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no centro do parque de Cergy, a reestruturação e ampliação do refeitório universitário é uma oportunidade para restabelecer a ligação com um espaço público de grande escala e, ao mesmo tempo, adaptá-lo às exigências do programa atual.
Um quiosque em uma estrutura mista de madeira e aço foi implementado na cobertura do refeitório original, criando um elemento em diálogo com as dimensões urbanas e paisagísticas. Concebido como um pavilhão leve sobre uma base mineral topográfica, o quiosque se torna um elemento de unificação entre as diferentes partes do refeitório, afirmando sua presença ao mesmo tempo em que garante a coerência arquitetônica do conjunto. As aberturas do edifício existente são projetadas em continuidade com o envoltório do quiosque, criando um conjunto rítmico em relação ao parque.
Adotando como base as suas qualidades intrínsecas do edifício, as intervenções sobre a estrutura existente consistem em reforçar a relação entre dentro e fora, para trazer mais luz e vistas para os espaços do refeitório, e para otimizar seu uso. Através de um desenho sóbrio e econômico, o projeto demonstra como o trabalho no edifício existente acompanha o reposicionamento de um programa comum, como um "resto U", permitindo que ele, através da arquitetura, reinterprete seus usos e sua programação.