-
Arquitetos: Spatial Anatomy
- Área: 92 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fabian Ong
-
Fabricantes: Tubelar® Modular System
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebido como um pavilhão para o diálogo comunitário sobre natureza, alimentação e agricultura, o Ágora Verde permite que plantas nativas cresçam em sua estrutura modular de alumínio e malhas de aço. Localizado no Kampong Kampus da Ground-Up Initiative desde o 2020 Singapore Archifest, o pavilhão ativa espaços cotidianos na comunidade para atender às necessidades de produção de alimentos na escala do bairro.
Ágora Verde é tanto uma afirmação quanto um protótipo. O projeto se situa ao longo das trajetórias convergentes de crise e estilo de vida: as realidades pós-COVID geram medos crescentes de segurança alimentar e uma ânsia em gerenciar organicamente o bem-estar, enquanto as correntes de vida sustentável continuam aumentando.
O pavilhão é um protótipo de vida pós-pandemia em bairros descentralizados e autossuficientes. Para apoiar a produção local e participativa de alimentos em "cidades de 15 minutos", ele foi projetado para ser flexível, leve e rapidamente implantado em vários bairros. Com sua forma modular e tamanho reduzido, o pavilhão funciona como uma infraestrutura agrícola urbana que também serve como um nó cívico.
O pavilhão é composto por uma estrutura de módulos de alumínio patenteados que surgem como uma caixa de arame posicionada sobre outra e levemente revestida com uma malha de aço. As trepadeiras gradualmente engolfam partes do pavilhão, incorporando a estrutura sensivelmente ao ambiente natural.
A estrutura equilibra elegantemente os conflitos de um objeto na natureza. A rigidez de uma construção modular é claramente expressa na simplicidade de seus contornos. A falta de resposta de suas geometrias iniciais torna a composição estranhamente incongruente com a desordem casual do terreno circundante, mas suas molduras finas introduzem respeitosamente apenas uma silhueta mínima.
Dada a modularidade da estrutura, o conjunto de peças permite que o pavilhão seja facilmente adaptado e implantado em outros locais. Além disso, o material modular de alumínio também pode ser reciclado para outros projetos. Utilizando o sistema modular patenteado Tubelar desenvolvido pela The Shelter Company que permite uma implantação rápida e eficiente, toda a estrutura foi concluída em dois dias, incluindo um dia de preparação do terreno.
O pavilhão é concebido como um catalisador para orientar a agenda da sustentabilidade no desenvolvimento de uma nova tipologia arquitetônica: uma visão ecologicamente sensível sobre viver-trabalhar-brincar, sob as condições mutáveis de moradia, trabalho, mobilidade, consumo e estruturas sociais.