![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9c4c/e33a/1301/66f1/6d22/newsletter/exterior-13.jpg?1643289695)
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Arquitetos: Álvaro Siza Vieira
- Área: 92 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Miljenko Bernfest, Damir Fabijanić
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Fabricantes: Carvalho Baptista & C, Dorma, Duravit, Roca, SOLFA, Saint-Gobain, Vola
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9c4c/e33a/1301/66f1/6d24/newsletter/exterior-20.jpg?1643289698)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 9 de maio de 2009, um evento cultural de grande relevância aconteceu em Zagreb, Croácia - Kenneth Frampton inaugurou uma exposição de desenhos de Álvaro Siza.
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9c4c/e33a/1301/66f1/6d23/newsletter/exterior-19.jpg?1643289695)
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9c4f/c675/1901/6505/48a8/newsletter/exterior-16.jpg?1643289696)
A Galeria de Arte não era grande o suficiente para acomodar todos os interessados — na ocasião foram exibidos desenhos nos quais Siza buscava a expressão final para a capela. Doze anos depois, a capela foi finalmente executada para o cliente, em uma paisagem de Hrvatsko Zagorje, dentro do parque de um castelo — o Castelo Barroco de Miljana.
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Imagem 40 de 46](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/a127/3e4b/312e/7f00/0078/medium_jpg/sketch_1.jpg?1643290906)
Um volume monolítico, quase completamente fechado, revestido com placas de calcário, foi construído na encosta da parte mais alta da propriedade. Esta proximidade com o ambiente indica a ascética introversão da capela. Entretanto, o arquiteto projetou uma área de transição entre o natural e o artificial na forma de um terraço - uma piazzetta - com vista para a região montanhosa de Zagorje e para as cordilheiras de montanhas azuladas ao fundo. Dessa forma, sente-se a transição para outro mundo - o mundo da meditação e da espiritualidade. O próprio edifício é marcado pela dualidade de sua materialidade: os contornos externos são feitos de de pedra, um material natural, e a pele interna, de concreto. Em termos de redução ao mais elementar, a técnica de execução do concreto aparente determinou a imagem do interior. A única "decoração" é a fôrma da moldura e as reentrânicas para sua fixação. A pureza da abordagem do autor talvez nos lembre dos primeiros edifícios da igreja cristã; em termos de tradição, o passado é imanente no presente. Claramente, não há dúvidas sobre a modernidade e até mesmo sobre a atualidade desse desenho minimalista.
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Interiores](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9c97/e33a/1301/66f1/6d30/medium_jpg/interior-6.jpg?1643289796)
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Interiores](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9c9a/e33a/1301/66f1/6d34/medium_jpg/interior-7.jpg?1643289797)
A luz natural entra apenas através de uma abertura muito baixa disposta horizontalmente atrás do altar, portanto, a luz artificial desempenha um papel importante. Siza a projetou de forma a permitir que o visitante se oriente, mas acima de tudo para criar definitivamente um espaço muito especial, recuado, mas também certamente estimulante. Neste sentido, o pensamento de Walter Benjamin sobre a arte como meio cognitivo poderia ser aplicado à Capela de Miljana.
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Interiores, Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9c99/e33a/1301/66f1/6d33/medium_jpg/interior-4.jpg?1643289800)
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Imagem 25 de 46](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9ced/e33a/1301/66f1/6d3c/newsletter/situation-ground-floor-level.jpg?1643289905)
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Imagem 27 de 46](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9cdb/c675/1901/6505/48ae/newsletter/section-2.jpg?1643289836)
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9c97/c675/1901/6505/48aa/medium_jpg/interior-1.jpg?1643289776)
O arquiteto projetou todo o equipamento da igreja de acordo com as ideias da capela - precisa e consistentemente, sem nada supérfluo ou no intuito de agradar. Dominante é certamente a cruz de madeira cuja forma evoca uma associação com o Cristo crucificado, lembrando-nos da cruz na famosa Igreja de Santa Maria em Marco de Canavezes, uma das mais importantes obras iniciais de Siza.
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Interiores](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9c9b/e33a/1301/66f1/6d35/medium_jpg/interior-3.jpg?1643289785)
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Imagem 43 de 46](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/a1c3/3e4b/312e/7f00/0079/medium_jpg/sketch_6.jpg?1643291062)
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Exterior, Fachada](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9c71/e33a/1301/66f1/6d2a/newsletter/exterior-11.jpg?1643289733)
Como neste edifício sagrado, há também duas escalas na Capela Miljana - a escala do homem como indivíduo e a escala do mundo. A estrutura de concreto repartida ao lado do portal de entrada simboliza a escala humana - ao mesmo tempo é o beiral, o nicho e a bancada. Isto permite uma entrada protegida para o espaço de 8 metros de altura que, graças à direção da luz artificial, não parece determinante. Com sua poética completamente pessoal, Álvaro Siza criou um espaço sagrado em Miljana que é tão individual quanto universal.
![Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/61f2/9c74/e33a/1301/66f1/6d2c/newsletter/exterior-3.jpg?1643289731)