-
Arquitetos: Perkins and Will
- Área: 22000 ft²
- Ano: 2021
-
Fotografias:James Steinkamp Photography
-
Fabricantes: Herman Miller, Finelite, Interface, Kirei, Moz Designs, Naughtone, Spacesaver, Steelcase, StructureCraft, SunPower X-Series, Vitra Stackable, Vitro Solar Volt
Sustentabilidade em primeiro lugar. O primeiro edifício público em Washington construído com madeira laminada de cavilha (DLT), a nova Biblioteca Southwest é considerada um marco na cidade. Ela incorpora madeira maciça que complementa tanto o caráter arquitetônico moderno de meados do século quanto as formas geométricas arrojadas de seu bairro. Trabalhando com a empresa de engenharia estrutural StructureCraft, os arquitetos da Perkins&Will maximizaram a beleza estética, a sustentabilidade e a eficiência da madeira em projeto, detalhamento e construção. Embora os telhados dobrados não sejam novos, criá-los a partir de madeira laminada era e exigia uma estreita colaboração entre os arquitetos e os engenheiros para dar vida ao conceito.
Pavilhão do Parque – Um convite à conexão com a natureza. O conceito de projeto para a biblioteca é um “pavilhão no parque”. Ele oferece caminhos que incentivam a comunidade a explorar a biblioteca e adotá-la como uma parte intuitiva da experiência do bairro. A biblioteca incorpora design biofílico, promovendo uma conexão com a natureza e criando uma sensação tranquilizadora e restauradora que promove saúde e bem-estar. De longe, o telhado se abre para o parque e convida o público a entrar. O telhado fornece um elemento visual atraente evocando um livro aberto enquanto cria uma marquise de proteção que é uma extensão das árvores fora do edifício. As colunas de madeira em forma de "V", que sustentam o telhado, aumentam ainda mais a recepção calorosa e a elegância silenciosa do volume. Uma vez dentro, janelas amplas oferecem vistas deslumbrantes da natureza e da beleza do parque ao redor, enquanto inundam o interior com luz natural. Mais de 90% dos espaços interiores têm acesso a vistas exteriores.
Espaços Públicos Sustentáveis. Ao projetar para os padrões LEED Platinum e usar estratégias ambientalmente sensíveis de energia e conservação de água, a equipe de projeto também se baseou em pesquisas que identificaram tendências para bibliotecas a fim de aumentar o espaço de reunião, tecnologias adaptáveis que atendem às necessidades dos usuários e ter maior flexibilidade no arranjo espacial. A fachada de alto desempenho captura a luz difundida do norte, maximiza a visibilidade do entorno, otimiza a conservação de energia e mantém o conforto à medida que o sol muda, incorporando brises que respondem ao brilho solar ao longo do dia.
Outros aspectos ambientalmente sensíveis incluem um telhado verde vivo para produzir oxigênio e absorver o escoamento, juntamente com painéis fotovoltaicos que geram mais de 160.000 kWh de eletricidade por ano, o que equivale a aproximadamente 49% do custo anual estimado de energia da edificação.
A biblioteca ampliou o espaço de reuniões para crianças, adolescentes e adultos, incluindo uma sala que pode acomodar 100 pessoas, bem como espaços menores para 12 a 20 visitantes. O próprio edifício é um educador, permitindo que os funcionários ensinem a importância da conservação do meio ambiente.