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Arquitetos: AFF architekten
- Área: 5737 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Tjark Spille, Hans-Christian Schink
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Albert Schweizer está localizada em uma área residencial da década de 1970 no distrito de Mainz-Kostheim, Alemanha. O edifício escolar de dois andares está baseado na pequena escala da estrutura heterogênea de assentamento periférico e formula espaços abertos e vistas diferenciadas com três estruturas escalonadas. Isso cria espaços variados ao ar livre com diferentes características que, no entanto, servem ao relaxamento, ao esporte e ao conceito educacional.
Uma arcada circunferencial no 1º pavimento conecta os 3 volumes escolares compactos e permite que as salas de aula estejam ligadas diretamente aos pátios escolares. Uma estrutura ondulada fina desenha o contorno dos elementos pré-fabricados de concreto aparente do piso e do teto e confere à fachada uma distinção especial.
Peles de metal perfurado até o teto seguem o padrão das ondas e remetem à cortinas arejadas que, por meio de seu jogo de translucidez e abertura, transmitem uma sensação de segurança e concentração nas salas de aula. Com base na estrutura funcional da escola de necessidades especiais, que foi projetada como um centro de período integral, todas as salas especializadas, o refeitório e uma sala de eventos estão localizados no térreo em uma estrutura espacial aberta. Janelas de madeira do chão ao teto e vidros em toda a volta criam uma referência generosa ao espaço externo.
Em frente à entrada, o caminho leva por um único lance de escadas para as salas de aula no andar superior. As marcas das fôrmas na escada e no vão retomam o padrão das ondas criando um carácter representativo especial. Uma claraboia localizada diretamente acima das escadas ilumina o átrio interno do andar superior e direciona a luz para as áreas centrais do primeiro andar. Os três volumes escolares são acessados a partir do átrio. Aqui, corredores curtos levam às salas de boas-vindas que são semelhantes a tendas - os chamados centros de aprendizagem.
Claraboias controladas pela luz do dia iluminam essas salas internas e animam a textura do forro acústico. Os vidros conectam as salas de aula e os outros ambientes com os centros de aprendizagem que, por sua vez, podem ser conectados ou separados visualmente de forma flexível usando cortinas têxteis. Isso cria várias camadas para que o corpo docente transmita o conteúdo de aprendizagem de acordo com a situação e permita que os alunos aprendam juntos em diferentes configurações.