-
Arquitetos: Sena Architects
- Área: 164 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Dave Mattu
-
Fabricantes: BRUMA, Gosimat, MIRAGE, Mapei, Normo, Oli, Sanindusa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto consiste na reabilitação, ampliação e design de interiores de um edifício dos anos 20, localizado no centro histórico da cidade de Olhão, Portugal. Tendo sofrido já algumas alterações no passado, nesta intervenção pretendeu-se devolver identidade e qualidade espacial e arquitectónica, aproveitando o tipo de construção e a versatilidade da própria volumetria e organização interior, e tirando partido de algumas das suas mais valias, como foi o caso da garagem existente, algo muito cobiçado no centro desta cidade piscatória, devido á escassez de estacionamento. A casa divide-se então ao longo de 3 andares abertos, ligados entre si, através de acessos verticais.
No rés-do-chão existe uma garagem privada e o acesso á habitação, que se localiza no piso superior, provido ainda de uma pequena área de lavandaria e zona de arrumação. O 1º andar, localiza-se a sala de estar e a cozinha aberta, servidas por um pequeno pátio interior, a céu aberto, que dá vida ao espaço em si, tornando-o mais luminoso e arejado. A ventilação e a luz natural foram elementos essenciais neste projecto, tendo em conta o clima da região. Para além da existência de uma casa-de-banho e ainda de uma varanda existente, houve também preocupação em criar algum espaço de arrumação neste piso. Subindo as escadas interiores, que abraçam o pátio, acede-se ao 2º andar da habitação, onde se localiza um quarto em suite. Neste piso, temos ainda acesso a uma varanda com área de estar sombreada e uma pequena e luxuosa piscina. Pelo interior do edifício, no seguimento do pátio, existem ainda umas escadas a céu aberto que nos permitem aceder a um amplo terraço com uma bonita vista mar, onde se pode fazer churrascos e apanhar banhos.
Houve ainda uma preocupação em manter ou reconstituir a tradicionalidade do edifício, através dos materiais aplicados, ainda que com o toque mais contemporâneo e actual. Este aspecto verifica-se, por exemplo, nos pavimentos exteriores, em ladrilhos de terracota e nos vãos com caixilharia em madeira à vista e taipais interiores e cantarias em pedra. Ou ainda na própria decoração da fachada e da platibanda, através de elementos decorativos e frisos em massa, um ponto marcante e muito característico dos edifícios algarvios.