-
Arquitetos: Nghia-Architect
- Área: 5000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nguyen Tuan Nghia – Nam Nguyen
-
Fabricantes: Nolte, Tobias Grau
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se de uma casa destinada à uma família de três gerações com diferentes estilos de vida. Enquanto os avós estão acostumados com a vida tradicional vietnamita, o casal e seus filhos estão familiarizados com a maneira moderna de viver em países estrangeiros. Os mais idosos vivem nesta região há muito tempo e têm uma forte ligação com os vizinhos, interagindo com os seus conhecidos diariamente, enquanto os seus filhos e netos só visitam o Vietnã algumas vezes por ano. Portanto, a previsão de grandes espaços para acomodar uma reunião de família, bem como vários eventos sociais, é uma obrigação do projeto.
Devido à diferença entre os estilos de vida, idades e necessidades pessoais dos membros da família, precisamos criar vários espaços que atendam a esses requisitos. Foi importante gerar grandes ambientes de comunicação que podem ser abertos e fechados de forma flexível e também podem se conectar efetivamente com a natureza que cerca a casa e o pátio, que foi situado sob uma ampla varanda.
A residência fornece aos moradores todas as suas necessidades básicas e é dividida em três blocos de convivência, dois blocos com os quartos principais na lateral da estrutura e quartos de hóspedes na parte posterior da casa enquanto, no coração do volume, estão a grande cozinha e as salas de jantar, que funcionam como o principal espaço de comunicação e conectam todas as outras áreas.
Durante a construção desta casa, a maior parte do pinheiral preexistente permaneceu intocado. Embora o volume tenha sido projetado de forma que sua estrutura se espalhe em diferentes direções horizontalmente, ainda deixou-se espaço para os pinheiros prosperarem. Esta casa é cercada por seus próprios jardins.
Em termos de projeto, nós, arquitetos, continuamos nos perguntando sobre como projetar uma estrutura massiva mas, de alguma forma, em diálogo com o ambiente. De longe, a grande estrutura só pode ser distinguida pelo contorno dos telhados nos dois níveis. Os blocos de construção se escondem sob os telhados e criam vazios que conectam os espaços internos com seus habitantes e a natureza que os cerca. Os principais materiais utilizados nesta obra são o concreto e a madeira natural. A superfície de concreto aparente e o padrão de madeira visam criar uma sensação rústica e natural, mas ainda garantem a elegância e o conforto do estilo de vida moderno.
Esta construção também é especial por causa de sua cobertura sofisticada que vai além do sistema estrutural e que confere ao volume uma redefinição da gravidade. A marquise fina e leve que percorre toda a extensão da casa cria um amplo beiral aberto repleto de natureza verde, além disso, sob a cobertura de 30 metros de comprimento não há sinal de qualquer pilar estrutural. Na frente da cozinha, uma varanda ampla e aberta permite que os moradores possam se sentar e admirar o céu azul sob as árvores ou sentir a chuva caindo lá fora.