-
Arquitetos: Kennedy Nolan Architects
- Área: 280 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Derek Swalwell
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste em trabalhar uma tipologia de construção muito amada e raramente vista nos dias de hoje - um balcão para venda de leite com a residência do proprietário anexada - neste caso, a casa é um belo, mas não notável, bloco com fachada vitoriana tardia. Nossa ideia era criar uma casa familiar convencional, mas os nossos clientes tinham alguns pedidos específicos – uma garagem muito grande e um jardim produtivo. Grandes garagens e hortas podem ser difíceis de serem projetadas quando o espaço é limitado.
Para isso, baseamos nosso projeto conceitualmente na compartimentação do espaço visto nas Medinas das cidades árabes, recebendo ajuda do longo muro e alto voltado para o limite lateral que compunha o antigo balcão para a venda de leite. Mantendo este elemento (impossível de se construir agora com os regulamentos de planeamento atuais) conseguimos organizar os espaços em zonas muradas – o pátio de entrada, a garagem e o jardim. Esta disposição é ideal para subúrbios, pois oferece um espaço externo privado, seguro e capaz de ser completamente integrado ao interior.
Estávamos muito ansiosos para capturar a experiência emocionante do limiar que as cidades muradas proporcionam – a vista desde a porta da rua, neste caso sob o toldo do antigo balcão, surge como um 'oásis'. Este refúgio verde é muitas coisas - um abrigo acolhedor da rua, uma antessala para os ambientes internos e um espaço de encontro para a casa. Nosso pátio de entrada é simplificado e abstraído para intensificar a experiência - um claustro circular em torno de um gramado intocado com trepadeiras drapeadas na borda da varanda e paredes revestidas de madeira como uma superfície doméstica suave e um contraponto à alvenaria externa.
Os espaços sociais da cozinha, sala de estar e jantar estão voltados para o pátio ao norte, a fachada oeste, por sua vez, está oculta em um pequeno bosque de árvores - um jali abstrato e vegetal. Ao leste, atrás de um grande painel deslizante, está a garagem e, fora deste espaço, o jardim como um ambiente murado. A grande porta de correr oferece a opção de conectar os espaços de maneira livre para receber uma festa ou fechá-los para acomodar os elementos menos pitorescos da vida cotidiana, como lixeiras, bicicletas e adubo.