-
Arquitetos: COTA760
- Área: 60 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Cris Farhat
-
Fabricantes: Fernando Jaeger Desgin, NSBrazil, REKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Lanterna é uma reforma de um imóvel antigo de cerca de 60m2. A planta original tinha uma distribuição de ambientes antiquada com espaços de serviço separados das áreas sociais, duplicando a área de circulação e deixando as áreas úteis menores. O foco da reforma foi atualizar esse layout para integrar os ambientes e torná-los mais amplos e conectados. Inicialmente a ideia era demolir a parede que divide a sala da cozinha para criar essa integração. Mas percebemos que demolindo também as paredes da lavanderia poderíamos aproveitar melhor o espaço da cozinha e a lavanderia passaria a se abrir para o corredor, próximo aos quartos e banheiros, sem a necessidade de acesso pela cozinha.
Aproveitando essa demolição, decidimos criar a nova divisória da lavanderia com um material translúcido, para possibilitar o uso de sua grande janela para levar mais iluminação natural para os demais ambientes. Projetamos uma estrutura de metal e policarbonato que transformou a lavanderia em uma grande lanterna. De dia, ela leva luz natural para a cozinha e a sala, e de noite, ela pode servir como uma grande luminária de luz ambiente. As demolições também nos levaram a explorar uma estética de materiais aparentes. Como o quadro de luz ficava na antiga parede de divisa da sala com a cozinha, ele foi deslocado e a nova infraestrutura de elétrica foi passada em parte pelo novo contrapiso da cozinha e outra parte em conduletes galvanizados aparentes. A iluminação da sala foi toda pensada junto do desenho dos conduletes aparentes, priorizando a luz indireta, mais aconchegante. Ela foi toda personalizada para a demanda dos clientes pelo uso de lâmpadas inteligentes, então todas as luzes podem ser controladas pelo smartphone e adequar a intensidade e a cor para cada situação. Dentro dessa lógica de instalações aparentes, optamos por manter alguns pilares e vigas no concreto sem revestimento, revelando a estrutura que ficava escondida nas paredes. Até mesmo as prumadas de água e gás do prédio acabaram ficando aparentes atrás do pilar da cozinha. Assim, conseguimos integrar ainda mais esse ambiente e dar continuidade para a bancada que atravessa o pilar.
Na sala, desenhamos o mobiliário de serralheria para criar um banco junto à janela e o rack da televisão. Esse banco foi pensado de maneira modular para criar baús e ao mesmo tempo permitir que ele seja deslocado para aumentar o número de lugares na mesa de jantar. A marcenaria da cozinha também foi pensada dentro dessa lógica. O armário da cozinha cria um hall na porta de entrada com uma sapateira e uma estante para a sala. Na cozinha, ela cria uma bancada extra para o café e abriga a geladeira e a despensa. O antigo banheiro de serviço foi transformado em lavabo, mudando o acesso da lavanderia para o corredor. Aproveitamos o vão da antiga porta para criar um armário de vassouras para a lavanderia, que também permitiu ventilar naturalmente o lavabo, que não tinha janelas, através de nichos de chapa metálica microperfurada.