-
Arquitetos: COTA760
- Área: 26 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Cris Farhat
-
Fabricantes: Brasil Imperial, Desmobilia, Eliane, Empire, New Line, África Mármores
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Rodrigo comprou um apartamento novo bem compacto, de cerca de 26m2, no centro de São Paulo. Apesar do espaço reduzido, ele tinha vários desejos: uma cama de casal, mesa de jantar para convidados, espaço para home office, espaço para sua vitrola e coleção de discos e até uma rede de descanso.
Nosso principal desafio foi conseguir atender todas as demandas do Rodrigo sem tornar os espaços muito apertados ou o ambiente muito carregado de elementos. Para isso, nós começamos reorganizando o layout do apartamento. O banheiro existente era quadrado e ocupava um espaço do quarto que deixaria a cama de casal muito apertada com o armário. Então optamos por refazer o banheiro com um formato mais retangular que liberasse mais espaço para o quarto, mas aproveitando a maior parte dos pontos hidráulicos. Essa mudança possibilitou alterar a posição da porta do banheiro, dando mais aproveitamento para a parede da cozinha que ganhou mais bancadas e armários do que no layout original do apartamento. Também permitiu concentrar toda a marcenaria alta do apartamento em volta do banheiro. Isso ajudou a organizar melhor o espaço e otimizar as circulações. Criamos o armário do quarto como um grande volume colorido que atravessa todo o quarto até a sala, criando o guarda-roupas, a caixa da geladeira e camuflando a porta do banheiro. Com isso, reduzimos a quantidade de elementos no ambiente, dando mais amplitude ao espaço.
Uma divisória translúcida permite fechar o quarto e dar um pouco mais de privacidade para a área íntima quando necessário ao mesmo tempo que espalha a iluminação natural dos ambientes. Ela pode se abrir completamente para ampliar a sala e permitir que a TV seja vista desde a cama. Como o banheiro não tinha janelas, colocamos uma fita de led de estufa para permitir o cultivo de plantas no ambiente. O uso de materiais mais artesanais, como cimento queimado, ladrilho hidráulico e a madeira trazem uma sensação de aconchego para o apartamento mesmo com o layout minimalista.