-
Arquitetos: Sordo Madaleno Arquitectos
- Área: 1800 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Valle San Nicolás se desenvolve nos arredores de Valle de Bravo, Estado do México. Um local privilegiado para um novo empreendimento com cerca de 385 hectares, que baseia tanto o seu desenho urbano, como o de cada elemento arquitetônico, na harmonia com a natureza, visando a conservação da paisagem envolvente.
Dentro de todo o complexo são introduzidos espaços de descanso e bem-estar para os usuários do local em conexão, e para o usufruto, do ambiente natural, como a sede do clube e o lago de 800 metros de comprimento que está inserido na curva de nível mais baixa, aproveitando o escoamento das águas pluviais do terreno.
As condições naturais do Valle San Nicolás foram exploradas para entender que os dois principais elementos naturais – a montanha e o lago – poderiam convergir e se relacionar através de uma peça arquitetônica, entendendo que este ponto daria origem a sede do clube como ponto de encontro social.
Seguindo a ideia norteadora de buscar uma aproximação sutil e amigável entre arquitetura e natureza, o volume foi conceituado em referência a um barco ancorado no lago, como se estivesse flutuando na água.
Volumetricamente, resolve-se por meio de uma planta circular que se fragmenta radialmente para distribuir e modular as diferentes áreas e amenidades que se alojam no interior. Essa estratégia programática é visualizada nos vazios e sólidos que são criados pelos corpos d'água interiores, que se fundem com o lago, e pelas paredes que se elevam como pano de fundo.
Um anel interno e outro externo funcionam como corredores abertos para atravessar continuamente o volume e desfrutar de vistas de quase 360 graus da paisagem. No entanto, um corredor central rebaixado encurta a distância a ser percorrida e cria um caminho direto para o deck principal, onde estão localizados o bar e a sala de TV, culminando na piscina inserida no lago.
Divididos por este corredor central, em direção ao setor leste, estão a sala de jantar, a churrasqueira, a cozinha e serviços complementares. No extremo oeste, localizam-se a academia, as cabanas do spa com jacuzzi exterior, bem como os vestiários com sauna.
O espaço materializou-se a partir de um sistema construtivo em madeira laminada cruzada (CLT). As vigas e pilares aparentes estruturam o espaço circular, com vãos curtos e distribuição radial; enquanto as paredes de pedra têm a função de ancorar o volume dentro do lago.
Os interiores exibem uma materialidade natural em sintonia com os elementos estruturais de madeira. O deck de madeira, as pedras vulcânicas e o telhado de carvalho vermelho americano são alguns dos acabamentos utilizados para responder de forma congruente ao ambiente imediato.