-
Arquitetos: Stefano Boeri Architetti
- Ano: 2022
-
Fotografias:RAW VISION studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O empreendimento está localizado na cidade de Huanggang, na província de Hubei, China, e é a primeira floresta vertical chinesa projetada por Stefano Boeri Architetti, totalmente concluída e, além disso, já abriga os primeiros habitantes há algumas semanas.
É um novo tipo de Floresta Vertical que combina varandas abertas e fechadas que interrompem a regularidade do edifício e criam um movimento contínuo em constante mudança, acentuado pela presença de árvores e arbustos que, graças à estrutura, podem desenvolver-se livremente em altura enquanto a folhagem se encaixa perfeitamente no desenho da fachada.
“O projeto permite uma excelente visão das fachadas arborizadas, potencializando a experiência sensorial da vegetação e integrando a paisagem vegetal com a dimensão arquitetônica – diz o arquiteto Stefano Boeri - Assim, os moradores das torres residenciais têm a oportunidade de vivenciar o espaço urbano a partir de uma perspectiva diferente, ao mesmo tempo em que desfrutam plenamente do conforto de estar cercado pela natureza”
O complexo cobre uma área de 4,54 hectares e consiste em cinco torres, duas das quais são residenciais e projetadas como florestas verticais. Trata-se de um novo complexo verde que integra edifícios para residências, hotéis e grandes espaços comerciais, capaz de responder às necessidades cotidianas de diversos indivíduos, residentes e hóspedes visitantes ou turistas.
A vegetação, selecionada a partir de espécies locais é composta por 404 árvores (as árvores principais são Ginkgo biloba, Osmanthus fragrans, Acer griseum, Ligustrum lucidum e Chimonanthus praecox); 4620 arbustos (os principais arbustos médios e pequenos são Hibiscus mutabilis, Elaeagnus pungens, Nandina domestica e Euonymus alatus); 2.408 metros quadrados de grama, flores e trepadeiras como Ophiopogon bodinieri, Sedum lineare e Liriope spicata), absorvem 22 toneladas/ano de CO2 e produzem 11 toneladas/ano de O2.