-
Arquitetos: Emilio Alvarez Abouchard Arquitectura
- Área: 1012 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Dane Alonso
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício industrial FM consiste na ampliação de uma fundição de aço. O projeto foi concebido baseado no que consideramos as características mais importantes do terreno: a sua localização privilegiada junto à fábrica e o acesso duplo: pela frente e pelos fundos da propriedade. Como a Avenida Madero é um eixo comercial, optou-se por utilizar o acesso dos fundos como ponto de partida na primeira etapa do projeto. Uma via de acesso que percorre o limite oeste do terreno serve para criar um isolamento entre a fábrica e o vizinho e absorver a água da chuva através do pavimento permeável utilizado.
Projetamos uma estrutura com vigas metálicas a cada seis metros para concluir os seis módulos estruturais da primeira etapa da expansão. As duas primeiras seções da cobertura são divididas por um mezanino de aço que abriga um estacionamento coberto no nível da rua e a área administrativa no superior. Os trechos restantes serão utilizados como espaço para armazenamento, deixando a plataforma aberta e servindo no momento como pátio de manobras. Essas condições nos permitem ampliar o galpão no futuro, adicionando os reforços necessários para expandir a área coberta.
Uma de nossas premissas é utilizar a quantidade certa de materiais em nossas obras e a indústria FM se define pela estrutura metálica e pelo fechamento com chapas de zinco nas paredes e telhado. Além disso, valorizamos muito a estrutura dos edifícios e por isso escolhemos a cor laranja (presente na paleta de cores da empresa) para pintar todos os elementos arquitetônicos de aço. Fazemos, dessa forma, uma conexão do material com o qual a fábrica trabalha com ela mesma e reforçamos a identidade desta empresa que está no mercado há mais de 40 anos.