-
Arquitetos: Studio92 Arquitetura
- Área: 80 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Mariana Orsi
-
Fabricantes: Terracor, Deca, Dpot Objeto, Dunelli, Fulana Guaçu, Gauss, Ladrilar, Macadâmia Home, Mekal, Muma, Portobello, Prototype, Selvvva, Storehouse, Tokstok, Yamamura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os proprietários moravam anteriormente em um apartamento com localização próxima e por gostarem muito da região, buscaram um imóvel próximo e com metragem parecida para atender suas necessidades. O projeto foi realizado para um casal com suas três gatas. O principal ponto do briefing deste projeto foi a segurança e bem-estar dos gatos. Uma das principais exigências deles era que a cozinha fechasse o acesso dos gatos enquanto estivessem cozinhando, pois no passado, um dos pets sofreu um pequeno acidente no fogão. Para realizar este pedido sem perder a integração dos ambientes e sua ventilação cruzada e iluminação natural, projetamos uma grande porta de correr em serralheria e vidro para integração dos ambientes criando uma barreira física e ainda mantendo a integração visual dos ambientes.
No piso da cozinha, temos ladrilho em tom goiaba, o armário inferior foi laqueado na cor contemplação da Suvinil e os armários superiores recebem tons neutros como branco e amadeirado. A delicadeza fica por conta das portas em serralheria e vidro canelado. Para suporte à área do cooktop, temos um porta-temperos em serralheria com chapa perfurada. Por ser integrada à cozinha, a área de serviço recebeu a mesma paleta de cores e revestimentos, com o armário dando continuidade à bancada de quartzo branco. Na planta original, a área da sala de jantar era um lavabo e o espaço existente no novo projeto entre estante e sofá era um quarto. Ambos foram demolidos e integrados ao apartamento, ampliando a área social e melhorando setorização e circulação entre os ambientes.
Para a sala de jantar, projetamos uma cristaleira em marcenaria com portas em serralheria com vidro canelado, led com acendimento automático e optamos por uma mesa redonda para acesso confortável à cristaleira. Na área da sala de estar, a parede da tv recebeu revestimento de tijolinhos rústicos e um porta-lembranças em serralheria preta e vidro para expor os souvenirs adquiridos em viagens dos clientes. A estante da sala tem um papel muito importante no projeto pois foi desenhada para ter o uso de “playground” pelos gatos e sem perder sua função. Na estante, os gatos conseguem acesso para alguns nichos e prateleiras, de forma que sua circulação é limitada para não terem acesso nas partes que recebem objetos de decoração.
Como a ideia dos clientes era não utilizar o chuveiro do banheiro social, o ambiente recebeu função de lavabo para o dia-a-dia. Para a parede foi escolhido um modelo hexagonal de ladrilho em tons de mostarda e branco e devido ao raro uso do box, optamos por executá-lo apenas em uma folha para deixar a área livre para receber vegetação como decoração. O hall íntimo recebeu a arte da Lanó, que inicia na parede da porta de acesso ao quarto e segue na parede da cabeceira.
No quarto do casal, temos um armário aberto embutido em nicho existente na parede com uma porta de espelho que corre por toda sua extensão, cama em marcenaria com gavetas de ambos os lados e uma delicada arte da Lanó em toda a extensão da parede da cabeceira. Do lado direito da cama, temos uma penteadeira para armazenar itens de maquiagem com espelho e led na parte interna. Do lado esquerdo da cama, temos uma mesa de cabeceira na altura do colchão com uma gaveta.
O banheiro do casal recebeu piso em ladrilho hidráulico, no modelo hexagonal em tons de verde e branco e revestimento branco liso nas paredes internas do box. Os armários do ambiente foram projetados para criar mais espaço de armazenamento para os clientes e o nicho embutido na parede dentro do box foi projetado em chapa de inox de 3mm para não perdermos espaço interno na profundidade do nicho.