-
Arquitetos de interiores: Waterfrom Design
- Área: 1 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Vincent Wu, One Thousand Degrees Image
-
Fabricantes: Cassina, Magis
Vida Vertical
Descrição enviada pela equipe de projeto. Afeto em todas as direções através da simplicidade. A vida em Wuhan se assemelha a uma rua de Pequim e é o símbolo cultural essencial da cidade. O diário retrata a vida das pessoas comuns, a cultura mista dos assentamentos, bem como a oscilação da população, uma realização mútua da arquitetura e da vida. Na orla de Wuhan, abrangendo passado e presente, oriente e ocidente, o Water Phase Design reconstruiu a vida. Através da ampliação horizontal de casas tradicionais compostas e elementos verticais dos edifícios ocidentais, o escritório analisou e reorganizou as dimensões verticais e horizontais e reconstruiu um espaço moderno.
Simulação e reconstrução.
No eixo central foi projetado um corredor vazio que atravessa o espaço, e volumes de diferentes escalas se conectam à esquerda e à direita para formar o segundo e o terceiro pavimento, criando uma aldeia vertical desmembrada e reorganizada. A circulação no primeiro nível é uma interação afetiva para as pessoas e simboliza "a rua" da vida. O local abriga as grandes instalações ou performances artísticas. O público pode caminhar por diferentes áreas de exposição e relaxar sozinho ou em grupo.
De uma perspectiva moderna, reorganizamos a simetria das casas tradicionais. As abóbadas, torres de sinos e varandas introduzidas no período de assentamento foram simplificadas como as dimensões e abertura dos volumes geométricos. A estrutura era aparentemente aleatória, criando uma ludicidade instável e, ao mesmo tempo, apresentando a paisagem urbana constantemente estendida.
Construção da forma e das peças poéticas.
A justaposição dos assentos se dá no primeiro pavimento. O volume semi-independente é conectado. Os usuários podem descansar, conversar ou assistir à ópera no salão. A relação é aprimorada. A luminária do teto do lobby representa as lâmpadas das ruas, de forma simples e faz alusão a estética ocidental, que pode ser vista na vida moderna.
As escadas conectam as ruas verticais e as dividem em diferentes trechos, separando e transformando as vielas em uma rede entrelaçada, permitindo que as pessoas subam e desçam as plataformas em busca do próximo trecho, reforçando o conceito do espaço. O espectador passeia de uma seção para outra, sem ficar ansioso por se perder. A convergência de casas, ruas, pontes e pequenos pátios resulta no percurso do edifício.
Cais da ópera tradicional, o centro do projeto.
Além de Lifen, o "cais da ópera" é também um bem cultural profundamente enraizado na memória de Wuhan e queríamos que o edifício contemporâneo falasse dessa tradição. O pavimento térreo da rua oferece um palco aberto para as artes cênicas, que não só se estende para a área de performance ao ar livre, mas também permite que os visitantes "saiam" e participem de todos os cantos da rua, refletindo a cultura dinâmica do bairro. Além disso, na espaçosa plataforma do loft do segundo pavimento, as escadas servem como assentos. A parede oposta apresenta grandes projeções ou performances em diferentes lugares. O volume rompe a distância estática de apreciação tradicional, para permitir que através da interpretação e reminiscência dos sentimentos humanos da orla, mergulhando na alma da cidade.
A integração do conceito de cais da ópera tradicional no edifício é ainda aplicada à seleção de materiais. De uma perspectiva, construímos as casas familiares de Lifen do passado, e transformamos a memória urbana em uma parede vertical. Além disso, para reforçar a conexão dos volumes e desafiar a estabilidade visual, selecionamos o Travertino bruto, preservando os pequenos poros e linhas de corte. Assim com o tempo, o material se desgasta e se acumula na edificação, uma beleza inacabada entre o passado e o futuro, difícil de reproduzir com técnicas industriais.
No playground infantil do segundo pavimento, em vez das cores brilhantes convencionais que não se relacionam à área pública, aplicamos um layout simples e materiais ao seu alcance, permitindo que as crianças possam brincar com ele, como se estivessem de volta à infância nas ruas, brincando de esconde-esconde ou desenhando algumas formas com um pedaço de giz, perseguindo e correndo com seus amigos até o pôr do sol, apenas se divertindo.