-
Arquitetos: VOA Arquitetura
- Área: 130 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rafael Renzo
-
Fabricantes: Dpot, REKA, Tresuno, Wentz Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado no Edifício Riachuelo, projeto de 1972 do arquiteto Ruy Ohtake. O projeto buscou explorar e valorizar os elementos construtivos originais do prédio, principalmente as grandes janelas. Ao demolir as paredes originais entre sala de jantar, corredor e cozinha foi possível não só integrar esses ambientes, como fazer com que a iluminação natural e ventilação cruzada se tornassem imprescindíveis para o apartamento.
A união de diversos ambientes apesar de trazer amplitude ao projeto, também apresentou desafios. Como solução arquitetônica propusemos o equilíbrio entre alguns elementos marcantes do projeto. Enquanto abaixo das grandes janelas foi desenhado um grande banco, baixo e linear que cumpre a função de biblioteca baixa, assim como banco para receber, temos ao lado uma grande estante em serralheria em verde. Seguindo o mesmo conceito, o nicho para o aparador em meio as ripas de concreto foi projetado para ser uma contrapartida ao painel de madeira no outro extremo do apartamento, que percorre desde a entrada social até a lavanderia. A materialidade do projeto foi pensada para transmitir a personalidade dos clientes, jovens e receptivos. O piso em taco original do prédio foi restaurado, assim como as janelas. A catuaba foi escolhida como a principal madeira do projeto por seu tom castanho e facilidade de integração com os outros materiais do projeto.
Apesar de uma paleta neutra como base, o projeto possui elementos que trazem personalidade ao projeto. Alguns pontos de cor presentes na estante e mobiliários pontuais, assim como as ripas de concreto, bancada da cozinha em textura mineral e o piso da cozinha e banheiros em granilite de pedriscos naturais. Algo de grande desejo do cliente era valorizar o design brasileiro, desde nomes já renomados como Cláudia Moreira Salles e Carlos Motta, até designers mais jovens como Guilherme Wentz e Marcelo Caruso.