-
Arquitetos: TACO taller de arquitectura contextual
- Área: 400 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Cemex, Kimikolor, Predeco, Tecnolite, URREA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Abejas é uma residência unifamiliar situada no Centro Histórico de Mérida, México; a poucos metros do emblemático Paseo de Montejo. A casa contribui para a conservação dos usos habitacionais na região a partir da reutilização e melhoria de uma construção existente.
O objetivo era projetar um refúgio austero em contato com a natureza em uma das áreas mais densamente construídas da cidade, através da integração das preexistências naturais e construídas do terreno.
Ao contrário de muitas intervenções na área, esta não tinha nenhum edifício antigo. Quando visitamos a propriedade, encontramos um espaço de trabalho escuro no térreo onde eram realizadas atividades relacionadas ao mel de abelha, e uma oficina/estúdio de área generosa no pavimento superior, resultante de uma obra de ampliação feita há 10 anos.
A proposta do projeto consistiu em escorar a oficina para demolir as paredes divisórias do térreo e assim maximizar a captação de luz e as conexões com o exterior; colocar vigas que suportariam as cargas do piso superior e as distribuiriam pelas paredes adjacentes, gerando uma planta livre onde se desenvolveriam as áreas mais públicas da casa; ampliar os novos espaços habitáveis na parte posterior do terreno em áreas não ocupadas pelas árvores existentes; e, finalmente, conectar as duas construções por meio de uma ponte.
O programa consiste em um pátio frontal na entrada, a oficina no pavimento superior com acesso independente, um espaço público único no térreo contendo cozinha, sala de jantar e uma sala de estar rebaixada, pátio central, lago, lavabo, lavanderia, jardim interno, sala de estar/terraço, quintal, churrasqueira, piscina, quarto de hóspedes com banheiro, escada, escritório, quarto principal com banheiro e várias varandas conectadas às copas das árvores.
O sistema de construção é um híbrido de paredes portantes, vigas e pilares metálicos e de concreto. Os acabamentos são monocromáticos e aparentes, com o objetivo de reduzir os custos de manutenção e proporcionar uma base neutra para a coleção de arte e móveis dos moradores. As paredes e tetos (internos e externos) têm um acabamento em estuque cinza polido. Os pisos são de concreto cinza com acabamento rugoso e martelado, variando conforme sua localização. A pavimentação externa é feita de "Ecocreto" permeável e cascalho branco. Também foram integradas alvenarias de pedra preexistentes e paredes de blocos aparentes, que manifestam a memória do local.
As áreas externas são definidas por uma série de pátios funcionais com um mobiliário fixo que incentiva a interação diária entre os moradores e a natureza.