-
Arquitetos: Nikken Sekkei
- Área: 283 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Koji Horiuchi, Shin Syashin Koubou, Tomoki Kawasaki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Park Hyatt Niseko Hanazono é um luxuoso resort de montanha inaugurado em janeiro de 2020 e localizado no coração da área de Hanazono de Niseko. Niseko é conhecida como uma estância internacional de esqui de inverno, que também oferece atividades sazonais ao ar livre, como caminhadas, mountain bike e rafting no restante do ano. A capela contemporânea da instalação reflete a estética japonesa, em harmonia com às quatro estações do ano. A capela está localizada no vilarejo, construída em torno dos pátios, separada das instalações dos quartos.
Como no tradicional teatro japonês Noh, a fachada da capela está voltada para o lago do jardim frontal, com o reflexo reforçando seu efeito de "telhado flutuante". A lagoa possui duas áreas com diferentes profundidades. O nível da água pode ser regulado, proporcionando uma área de assento ao ar livre adequada para um concerto ou outro evento ao ar livre. O grande telhado flutuante da capela é um símbolo da arquitetura tradicional japonesa, e ajuda a alcançar a sensação de "abertura" do interior. Com 20 m de comprimento, o telhado desfoca efetivamente a fronteira entre as áreas internas e externas.
Com uma floresta de bétula preservada ao fundo e um amplo espaço entre o lago do jardim frontal e dos fundos, os convidados podem desfrutar a experiência de um casamento no resort quase ao ar livre, com a mudança sazonal na paisagem. Acolhedora, elegante e “neutra” em nuances, a capela foi projetada como uma instalação multiúso ideal para hospedar jantares particulares, buffets, seminários, conferências e concertos. As portas deslizantes da arquitetura tradicional japonesa permitem uma alta personalização.
Por exemplo, ao abrir as portas de correr triplas de 10 m de comprimento, a nave (porção central) da capela pode ser estendida para a área externa do palco. A abertura das portas de correr duplas de 4 m de largura do hall de entrada permite uma integração adicional com o foyer, etc. A iluminação lateral entre os dois telhados, com vitrais posicionados acima da parede da empena, permitem a entrada de diferentes fachos de luz, conforme o clima, a estação do ano e a hora do dia. Barras de aço espessas unem os telhados, apoiados por paredes de concreto armado em ambas as extremidades, deixando um espaço livre de 20 m de comprimento.
Equipamentos mecânicos e eletrônicos foram ocultados de modo a melhorar a experiência dos hóspedes. Luminárias lineares foram embutidas na cobertura. A iluminação do teto, holofotes automáticos para a nave central e alto-falantes ao lado do altar são camuflados em tecido de cor idêntica ao revestimento da parede. O sistema de ar condicionado mantém a estética espacial, e apresenta uma câmara sob o piso adequada para as necessidades do inverno. O sistema funciona por grelhas de saída de ar do lado da janela e entradas de retorno de ar ocultas na caixa da persiana.