-
Arquitetos: Taller Mexicano de Arquitectura
- Área: 623 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alejandro Loustanau
-
Fabricantes: Axcent, Cementos Moctezuma, Cholul, Tecnolite, Teka
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de 303 m2, o principal objetivo desse projeto foi utilizar a área para criar o maior número possível de habitações para serem vendidas. Por conta disso, os apartamentos são distribuídos desde o térreo, que divide sua área entre apartamentos e estacionamento.
O restante do programa é distribuído nos outros pavimentos, com apartamentos tipo studio no primeiro andar e apartamentos para mais de uma pessoa no segundo andar. Dessa maneira, os usuários têm opções para escolherem a que melhor responde a suas necessidades.
A circulação entre os apartamentos é voltada para o sul, fazendo com que seja possível a criação de corredores com elementos vazados que deixam que a luz natural penetre o edifício sem prejudicar a ventilação natural. A caixa de escada está localizada na extremidade oeste do edifício para protegê-lo do sol poente.
Todas as aberturas dos apartamentos do primeiro e do segundo pavimento são voltadas para o norte para evitar a insolação excessiva. Diferentemente do térreo, que se abre para o sul porque é protegido do sol pelas árvores sem que a circulação de ar dentro destes apartamentos não é prejudicada.
A principal intenção do projeto foi gerar um volume que repousa sobre uma base de concreto. Esse volume tem um conjunto de aberturas e formas que respondem ao funcionamento interior de cada departamento, deixando aparente seus materiais, como concreto, blocos de concreto e chukum (técnica mexicana de revestimento), trazendo uma aparência industrial.