-
Arquitetos: Anastasia Arquitetos
- Área: 593 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jomar Bragança
-
Fabricantes: Allmad, Arkwood, Interpam
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada em terreno em declive em um condomínio em Nova Lima, em região montanhosa. Trata-se de uma residência de basicamente 1 pavimento principal, onde se concentram as áreas intimas, sociais e de serviço, e um subsolo onde estão situadas casa de máquinas e academia de ginástica.
Em sua distribuição, a área intima se estende ao longo da fachada lateral esquerda, com os quartos voltados para o norte, uma vez que é necessária uma insolação constante nos mesmos devido ao clima da região. Um jardim interno separa a área íntima da área social, que está voltada para os fundos do terreno, onde temos a melhor vista e a orientação leste. Devido a seu comprimento, a sala é iluminada pelo jardim interno e por aberturas superiores, o que garante iluminação e ventilação naturais durante todo o dia. A entrada, voltada para o oeste, não possui aberturas, apenas a porta principal. Assim, conseguimos privacidade em relação à rua e uma boa proteção ao sol oeste. A parte de serviços se estende ao longo da fachada lateral direita, com a garagem comunicando em nível com área de serviço, que por sua vez comunica com a cozinha. Assim, toda a casa é acessível, com circulações generosas e sem obstáculos.
O projeto procurou interferir da menor forma possível no terreno natural, evitando assim contenções e muros de arrimo. Foram instalados em sua cobertura placas fotovoltaicas e solares, além de contar com um sistema de reaproveitamento da água pluvial, que contam com grandes caixas d´água para acúmulo das mesmas, uma vez que o regime pluviométrico da região indica grandes períodos sem chuva. Além disto, a atenção à disposição das aberturas em relação ao vento e ao sol possibilita a não necessidade de sistemas artificiais de climatização.