-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Área: 1410 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:ZY Architectural Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Espaço de Exposições Ren Ren— a sala de apoio da fase II do espaço público Yangpu Riverside está localizada a noroeste da "Estação de Serviços Ren Ren" no porto de Yangshupu, na margem do rio Huangpu. Na antiga sede da China Import & Export Lumber Co. Ltd, construída em 1902, com uma área total de construção de 1.410 metros quadrados, a arquitetura é composta por dois andares acima do solo e um subterrâneo. O subsolo e o térreo são estruturas de concreto, e o primeiro andar acima é feito em madeira. O edifício tem uma área acima do solo de 755 metros quadrados, uma área subterrânea de 655 metros quadrados e uma altura de construção de 8 metros.
A edificação é implantada com uma camada intermediária transparente em base retangular, fazendo com que o volume de 60 metros de comprimento seja dividido em parte superior e inferior: a parte superior é de madeira leve e acolhedora e a parte inferior é de concreto pesado e frio. A parte superior e a parte inferior formam uma relação entre integração e inserção. O Espaço de Exposições Ren Ren também é conhecido como local em que se "observa a nuvem enquanto está sentado na pedra" por causa da sua excelente localização e vistas.
A parte superior do volume é feita com elementos de madeira verticais e horizontais com estrutura composta por aço e madeira. O poço de fundação subterrâneo e a parede externa do subsolo são de concreto, o térreo e o primeiro andar subterrâneo são de aço, e o primeiro andar é feito com estrutura mista de aço e madeira. A superestrutura adota o sistema de pilar de aço e viga de madeira, com uma seção transversal do pilar de aço de 150x200 e uma seção transversal da viga de madeira de 180x400. O encontro entre o aço e madeira se dá por meio de vigas duplas que encaixam no pilar metálico, resolvendo a diferença entre os materiais.
Esta viga de madeira responde à estrutura tradicional chinesa. Além disso, fortalece os próprios componentes separando-os e resolve o problema de conexão entre os diferentes materiais. Ao mesmo tempo, esse modo de construção também forma um espaço estrutural “espesso”, o que torna o estado da camada intermediária mais estereoscópico e solto, e a relação com a paisagem mais natural.
O espaço funcional interno está disposto de forma discreta, compatível com o espaço paisagístico externo, de forma a criar um layout arquitetônico com a combinação completa de paisagem, ambiente urbano e arquitetura.