-
Arquitetos: Kart Projects | Architecture
- Área: 143 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rory Gardiner
-
Fabricantes: Anchor Ceramics, Arpa Fenix , Artedomus, Billi, Bosch, Brightgreen, Caroma, Covet, Dulux, Eco Timber, Electrolux, Franke, Grange pools, James Hardie, Liebherr, Lysaght, Maxiply, Mondoluce, Mutina, Rakumba, +9
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes deste projeto – um casal e seus dois filhos – queriam uma casa térrea, mantendo o máximo possível de seu jardim em um terreno relativamente pequeno. A estratégia de projeto foi remover o antigo beiral e adicionar uma pequena extensão de 50 m2 com áreas de estar conectadas, aumentando a área total da casa em 30 m2, aproveitando ao máximo cada espaço sobrepondo funções em vez de adicionar uma nova sala para cada.
O anexo é recuado em relação ao limite norte para maximizar a luz natural e criar dois aspectos para a sala de estar. Internamente, os volumes sobre a extensão fazem referência à casa existente, criando uma série de espaços vagamente definidos. Isso cria uma sensação de amplitude, aumentando as alturas do teto sempre que possível e adicionando uma claraboia em um desses vãos para trazer a luz natural para dentro da casa.
Os novos espaços estão ancorados em torno de um volume de armazenamento que abriga uma TV oculta e retrátil com um sofá-cama que cria um espaço de conexão entre o escritório (o último cômodo da casa existente) e a nova área de estar. O jardim e a piscina continuam essa abordagem externa, sobrepondo zonas de diferentes usos como natação e jardinagem. Espelhando o sofá-cama e o volume de armazenamento no interior, o jardim é pontuado pela piscina com um longo banco de concreto e um volume vertical correspondendo à uma lareira externa de aço personalizada.
Os materiais e acabamentos são aplicados em blocos com textura e cor para definir diferentes elementos ou seções da casa. A casa existente é dividida em dois – um volume claro para os quartos das crianças e estudo, e um volume mais escuro que abriga o quarto principal/banheiro e o corredor de conexão com a nova extensão. Os novos espaços são muito mais claros e despojados, com uma combinação de piso de cerâmica, marcenaria, paredes de compensado e dois armários de cozinha pretos. Externamente, a nova adição distingue-se da antiga casa com uma combinação de revestimentos escuros e uma série de aberturas e portas vermelhas que conferem à fachada profundidade, textura e protegem as entradas.