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Arquitetos: Pool Leber Architekten
- Área: 1060 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Brigida Gonzalez
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Fabricantes: BST, Börner, Lamberts, Reckli, Triflex, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Oertelplatz, uma praça na região de Allach, em Munique, Alemanha, é um novo empreendimento que oferece ao bairro um novo marco urbano, assim como um novo centro de transportes. Limitada a leste pela ferrovia e uma zona industrial, ao sul por um centro comercial e aos outros lados por edifícios residenciais menores, a Oertelplatz é dividida em duas áreas separadas. Ao sul, a praça urbana funciona como um centro comercial, com áreas externas para cafés e restaurantes, e como um ponto de encontro ao lado da fonte ou sob as árvores.
A parte norte é a área que articula todos os meios de transporte - estações de ônibus e da ferrovia suburbana, um parque de bicicletas, uma praça de táxis, um ponto de desembarque para carros, e um estacionamento subterrâneo de carros de passeio.
A tarefa era integrar todos estes modais de transporte em um projeto arquitetônico que desse uma estrutura urbana aos muitos espaços de tráfego e os tornasse agradáveis e legíveis.
O principal elemento do projeto é uma cobertura de 100 m de comprimento que fica paralela e análoga à cobertura da plataforma da estação ferroviária. Ela, além de uma parede de vidro colorido, estão dispostas em duas alturas diferentes, sendo que a parte mais alta forma o limite da praça. O ponto onde as duas coberturas se sobrepõem é marcado por uma lanterna que enfatiza, de longe, a entrada da estação. No centro da praça, uma cobertura curva e sinuosa cobre a rampa até o parque e a garagem.
A grande cobertura abriga áreas de espera para a estação de ônibus e contempla uma área para receber 448 bicicletas, espaço para bicicletas de carga, motos, carrinhos para crianças e uma estação de carga para modelos elétricos. Ela também é suporte para painéis fotovoltaicos, que alimentam diretamente as fontes de iluminação do projeto.
Utilizou-se o vidro de perfil verde com o objetivo de criar uma borda colorida para a área de transporte que, de outra forma, seria cinza. O envidraçamento é estruturado a partir de um padrão linear: o tratamento prismático da superfície significa que as cores aparecem vivas quando vistas diretamente da frente, enquanto a vista oblíqua resulta em um tom pastel mais prateado. A estrutura linear vertical do vidro também é impressa nas laterais da superfície da cobertura de concreto através das marcas de fôrma mantidas aparentes.
No período da noite, as paredes brilham ao serem iluminadas por trás por iluminação artificial.
A cobertura com curvatura dupla da rampa suporta um jardim de flores que é inclinado para cima para ser visto da praça urbana ao sul. Nela, a superfície superior é verde, enquanto que, em contraste, os lados, também em vidro, foram mantidos incolores em diferentes graus de transparência.
O formato diferenciado do pilar com cinco lados que parece muito fino de um lado, e mais grosso do outro, foi desenvolvido para integrar o perfil dos vidros. Isso forma uma parede translúcida, que ao mesmo tempo define uma aresta para o quadrado, também esconde e organiza os suportes de bicicletas. Um sistema dinâmico de informação, assentos em concreto pré-fabricado e vitrines estão perfeitamente integrados com esses pilares.