-
Arquitetos: WEN Architect
- Área: 47 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:YU TZU CHIN
-
Fabricantes: Danpal, SK Steel and Concrete work
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na zona urbana de Taiwan, as pessoas e o espaço que lhes pertence estão intimamente ligados, mas infelizmente, não se vê nesse contexto grande qualidade nos projetos residenciais: inúmeros edifícios muito parecidos dominam o mercado. Situado em uma via das mais comuns, este projeto de reforma visa uma melhor qualidade de vida e um cenário mais poético, sem alterar sua natureza de casa urbana.
Objetivo - Alterar o status quo de edifícios semelhantes, frequentes na região metropolitana de Taiwan.
Método - Um olhar para a cultura familiar de Taiwan.
Resultado - Um processo de cura entre o cuidador interdependente e o adulto mais velho.
O projeto original foi elaborado por outro arquiteto, e a equipe de projeto achou um desperdício implantar um projeto padrão em uma propriedade com um edifício tão elegante, por isso foi feita uma proposta de substituição para oferecer um resultado perfeito para todos. Este projeto é dedicado ao pai do proprietário, que está caminhando por sua terceira idade com câncer, e é por isso que o desenho da planta está fortemente focado no idoso.
No entanto, era muito provável que o pai não pudesse esperar até que o edifício estivesse terminado; a sensação de perda e saudade foi, assim, expressa durante todo o projeto. Durante anos, o objetivo da equipe do escritório tem sido desviar da predominância dos modelos semelhantes, com projetos residenciais amplamente aceitos.
O modelo básico inclui a varanda frontal, a varanda posterior e o espaço entre elas, todas com a mesma altura - talvez acrescentando um poço de luz. A equipe de projeto primeiro reformulou esse princípio baixando a altura das áreas posterior e frontal, restabelecendo a interconexão entre três partes, o que melhora drasticamente a qualidade geral do espaço. Em segundo lugar, a escada foi redesenhada para a máxima iluminação natural sem obstruir o fluxo de circulação. Outros elementos também foram incorporados, como a varanda independente, o projeto de interiores da sala de jantar e os materiais escolhidos com o objetivo de iluminar a casa renovar seu espírito.
Explicação de detalhes:
1F - O quarto do pai fica entre o quintal e o espaço fragmentado sob a escada, moldando a atmosfera curativa para o corpo e a alma.
2F - O teto arqueado tipo catedral, a janela e a longa mesa de jantar criam o ambiente cerimonial para a sala de jantar, espaço extremamente valorizado na cultura taiwanesa. A parede curvada acima da cozinha acentua a suavidade das linhas no desenho.
3F - Entre as duas escadas que recebem muita luz natural, encontra-se o banheiro privativo do proprietário do projeto, que se conecta ao jardim com bordos da varanda, o lugar que se conecta ao pai.
4F - O quarto principal com vista para o quarto do pai do outro lado da varanda, simboliza a sensação interminável de perda e saudade.