- Área: 11500 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo Fábrica de Cultura: Escuela de Artes y Tradiciones Populares está localizado em um bairro operário (Barrio Abajo) em Barranquilla, Colômbia. Foi construído onde havia uma fábrica de charutos abandonada, criando-se um novo edifício e uma praça pública para o bairro.
Localizada na costa caribenha, a Fábrica oferece um espaço criativo para 2.800 jovens aprenderem as artes e as tradições populares existentes na cultura do Carnaval de Barranquilla, Patrimônio Mundial da UNESCO. Gerenciado pela prefeitura de Barranquilla, o centro oferece ensino em 11 disciplinas: música, dança, escultura, costura, pintura, poesia, teatro, culinária, cinema digital e técnicas de áudio, para moradores locais, independentemente de sua origem socioeconômica.
O projeto é baseado em padrões, comportamentos e fenômenos vernaculares. O uso de materiais e técnicas locais colaboram para que uma estrutura criativa seja concebida e seja um ponto de partida para a transformação do edifício ao longo do tempo. Cria-se, assim, espaços abertos e fechados que os usuários podem modificá-los e readaptá-los no futuro. A Fábrica de Cultura é um protótipo de construção flexível que está sendo replicado em outras partes de Barranquilla e outras cidades colombianas, utilizando as artes e a cultura popular como estratégia de inclusão.
A Fábrica da Cultura faz parte do Programa Colombiano de Transformação Urbana, uma colaboração entre a Secretaria de Estado da Suíça para Assuntos Econômicos (SECO) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outros. Os desenhos e maquetes do projeto foram exibidos na 17ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em 2021.