-
Arquitetos: Alejandro Beautell
- Área: 130 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Flavio Dorta
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa fica localizada no Toscal de Santa Cruz de Tenerife, um bairro esquecido que foi declarado um conjunto histórico, mas que carece de um planejamento especial. O projeto consiste na reforma de uma casa de 1912 em estado de ruína.
A reforma proposta não visa manter uma imagem imutável da cidade histórica, mas sim uma modificação controlada que permite a evolução sem apagar a essência do lugar. Considerando os valores ambientais do edifício, constituídos por sua volumetria, fachada e materialidade, e a partir da reinterpretação das arquiteturas tradicionais, a residência foi dotada de um layout de casa-pátio. O pequeno pátio de ventilação existente foi ampliado para ocupar toda a linha central transversal da construção - da empena a empena - constituindo o verdadeiro centro tipológico da casa. A elevação do edifício é recuada em relação à linha da fachada, diminuindo sua presença na rua e gerando um terraço que serve o dormitório principal.
Como é recorrente na arquitetura tradicional canária, a escada está localizada no lado esquerdo da abertura da galeria para o pátio, e é um elemento que articula os diferentes ambientes. O primeiro degrau da escadaria é diferente dos outros, lembrando a peça basáltica tão comum em casas antigas. Em termos materiais, as paredes existentes que definem o fechamento da casa foram ora mantidas aparentes, ora acabadas com argamassa de cal, dependendo do caso. A nova construção é feita de concreto aparente, com diferentes acabamentos.