-
Arquitetos: BRZL | Brazil Arquitetos
- Área: 401 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tuani Duarte Scheffer
-
Fabricantes: Arkos, Portinari, Saraiva Esquadrias
Descrição enviada pela equipe de projeto. O que uma casa de praia precisa além de uma varanda generosa, uma piscina e um gourmet, que conecta tudo isto a um amplo estar totalmente integrado? Foram estas diretrizes principais que nortearam o projeto desta residência no litoral norte gaúcho, e a partir delas foi desenvolvido o programa e suas especificidades. O lote de esquina possibilita duas estratégias para o mesmo programa: voltar a casa para dentro, se abrindo para um pátio mais privativo com a piscina ou trazer a piscina para a frente do lote e desenvolver os ambientes voltados para ela e para a rua.
Os clientes optaram pela segunda opção, pelo fato de a localização se dar em um local tranquilo, com pouca circulação e também porque desta forma a casa se volta para o sol e tem vistas mais amplas tanto na parte social quanto na íntima. Para proteger o living totalmente envidraçado da incidência solar direta optou-se por uma grande varanda em “L” que contorna os espaços sociais e conecta o gourmet à área da piscina. Nela também há ambientes agradáveis para os dias de verão em que se prefere ficar na área externa do que dentro da casa. A integração entre estar, jantar, gourmet, varanda e piscina possibilita contato visual entre os moradores independentemente do ambiente em que estejam, algo desejado pela família na casa de veraneio. Tudo isto resultou em dois volumes puros, um de concreto na parte superior onde ficam os dormitórios, e outro de vidro na parte inferior, menor, onde ficam os ambientes sociais da casa.
Esta oposição entre sólido e transparente é reforçada pelo deslocamento do volume de concreto que desliza sobre o volume inferior e forma a varanda. A pureza dos elementos dá personalidade a fachada e a destaca na paisagem. Na parte superior, foram utilizados brises móveis e fixos em toda a fachada onde ficam os dormitórios e banheiros, de forma a manter a uniformidade do volume superior. Os brises abrem e fecham de acordo com os variados usos criando diferentes desenhos e dando dinamicidade para esta fachada.