-
Arquitetos: Matú Arquitetura
- Área: 250 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Cris Farhat
-
Fabricantes: Branco Casa, Casa Trópico, Ceci Yakabi, Deezing Kids, Dpot Objetos, Estúdio Bola, Il Casa Lingo, Luiza Perea, Líder Interiores, Maq Móveis, Marcenaria Santana, Mi.Dois.Mi, Paula Tsuyama Paisagista, Portobello, SABBIA, Serralheria Edição Limitada, The Cube
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mirela e Roberto nos procuraram para projetar seu primeiro apartamento juntos. Além das demandas naturais do viver a dois, seria também uma união de famílias multiespécies (além do casal, 3 gatos e dois cachorros, sendo um deles deficiente visual). Daí em diante, mesclamos os interesses e personalidades de cada um: ela das artes, literatura, mais romântica, e ele da música, dos discos e do estilo industrial. O ponto concêntrico entre essas duas diferentes personalidades está no amor entre eles e aos animais que foram se somando à essa família tão diversa. Mirela, em nosso primeiro contato, falou sobre o interesse em "gatificar" o seu lar, e conseguimos assim elaborar um projeto que atendesse a todos tanto em nível de função quanto de estética.
Diante do contexto apresentado pelos clientes, construímos a nossa narrativa de diretrizes de projeto, de como poderíamos costurar demandas tão diferentes de uma maneira harmônica e equilibrada. Assim criamos uma área social que atende um pouco a demanda de cada um: uma estante-playground para os gatos, um sofá baixo e modular para ajudar na acessibilidade dos cachorros, um escritório para o Roberto trabalhar e tocar guitarra e um grande banco abaixo da janela para a Mirela ter seus momentos de leitura, contemplação e expor algumas peças de arte e de valor afetivo.
Nas áreas íntimas o direcionamento foi o mesmo, sendo um dos quartos o templo de meditação, leitura e exposição dos itens mais pessoais da Mirella, outro quarto com demandas maiores de armazenamento e uma linguagem mais industrial para o Roberto e enfim o quarto do casal, que na verdade é o quarto da família. Neste, o grande tablado não só amarra as demandas de armazenamento e acessibilidade, como também organiza o espaço de dormir de maneira confortável para toda família permanecer junta mas cada um com o seu espaço. Por último, a ideia de transformar o original banheiro de serviço em sauna foi um desafio interessante, principalmente pelas dimensões do espaço e as demandas e especificações funcionais para o bom funcionamento de uma sauna. Era um desejo uma sauna minimalista e impactante, e por isso também trabalhamos com uma única linha de revestimentos da Portobello tanto para piso como paredes, mas com cores diferentes e complementares em cada trecho da sauna, sem que pesasse esteticamente nesse pequeno ambiente.
A estante de prateleiras em serralheria branca na sala sem dúvida foi um dos principais pontos, onde tentamos conciliar função e design à um equipamento que normalmente tem pouco apelo estético. Visto a importância dos bichinhos na família, tivemos liberdade para assumir este item como uma peça de destaque, com formas e dimensões compatíveis com a escala do apartamento. Outro item de grande destaque é o tablado do quarto do casal, que tem como função aconchegar todos os moradores da casa em uma só estrutura.
Além disso, alçapões e acessos especiais auxiliam no armazenamento e organização das roupas de casa. Esse desenho foi traçado a partir do comentário que os clientes apresentaram sobre a preocupação com o acesso dos bichinhos por baixo da cama box que eles possuíam anteriormente, entrando em vãos perigosos e de difícil alcance. O tablado foi o resultado do bloqueio deste acesso, somado a demais funções facilitadoras em relação ao espaço deste ambiente. A cozinha, por sua vez, foi projetada com uma marcenaria sob medida, de cantos arredondados, pela tentativa de fugir do óbvio conciliando formas e funções mais diferenciadas.
Diversos mobiliários como cadeiras, poltronas e etc. utilizados no layout são da marca de mobiliários escolares dos moradores. Desde o início os clientes sugeriram que utilizássemos algumas peças da Maq. de maneira inusitada, podendo personalizar totalmente os acabamentos de cores e tecidos. Foi uma surpresa muito feliz quando nos deparamos com peças não só interessantes estéticamente e super funcionais, como também com toda uma linha assinada pelo arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum. Além da estética e funcionalidade muito bem atendidas pelas peças, foi o elo final para um lar cheio de referências afetivas da família.