-
Arquitetos: Studio Appelo
- Área: 200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Lars Goossens, Peter Mann
-
Fabricantes: Fairwooth, Van den Moortel
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Unbound é uma propriedade em uma área rural nos arredores de Amsterdã, com jardins públicos, restaurante e bar, instalações de bem-estar e uma coleção de chalés de hotel espalhados por uma paisagem recém-criada, mas tipicamente holandesa. O Studio Appelo desenvolveu o conceito geral e a filosofia do projeto do Unbound. Baseado na fluidez e confiança, o projeto dissolve as fronteiras entre interior e exterior e entre espaço privado e público, permitindo uma liberdade sobre funções inesperadas, e confiando que isso levará a algo belo.
O Beacon é o maior edifício da propriedade, no centro do que parece uma pequena cidade. Caminhando para o oeste pela ponte central, você é imediatamente atraído por sua chaminé em destaque. A arquitetura utilitária do Beacon é uma reminiscência de estruturas agrícolas, e o edifício foi projetado para configurar um ponto focal e facilitar múltiplos usos — desde um casamento que se espalha pela praça da cidade, até uma reunião privada ou uma aula de ioga.
Portas que remetem a um celeiro podem fechar as enormes janelas, dando assim a escolha entre um espaço completamente privativo ou aberto. Quando totalmente abertas, as portas se alinham com as paredes externas, e a divisão entre o exterior e o interior parece desaparecer. Os pisos de tijolinhos potencializam ainda mais esse efeito. O volume foi elevado em relação ao piso externo, com degraus de alvenaria que continuam no interior, sendo fácil imaginar a estrutura como palco para apresentações musicais ou teatrais. No interior, uma lareira forma o coração do edifício e cria um cenário poderoso para a variedade de atividades que o Beacon pode abrigar.
A estrutura do edifício combina a antiga técnica de treliças com a nova técnica de paredes pré-fabricadas e elementos de cobertura. Desta forma, a construção emana uma vibração de autêntico artesanato, enquanto o tempo de construção, o custo e a pegada de carbono foram bastante reduzidos. Feito de tijolos Oberon brutos de argila local e abeto nativo inacabado, o edifício se relaciona com seu ambiente natural — quase como se tivesse evoluído organicamente neste local.