-
Arquitetos: Design Center of Haoyuan Group
- Área: 810 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rujia Lin
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Comunidade de Artes de Tianren Shanshui foi construída aqui por volta de 2020, impulsionando o desenvolvimento local e trazendo benefícios para seus moradores. Barracas começaram a ser montadas por toda a vila, criando uma feira. Entre a Comunidade Artística e a vila, foi construído um espaço para suprir essa nova demanda local, onde os moradores vendem produtos, esperam o ônibus à sua sombra e comemoram eventos. Na prática, o local também funciona como uma galeria de arte aberta.
Este local é frequentado por moradores e turistas. O toque da natureza e os costumes locais devem continuar ocorrendo sob essa cobertura. É muito divertido quando os visitantes negociam os produtos locais com os agricultores, pois a experiência é totalmente diferente de fazer compras em um supermercado. Taoranxu é uma estrutura muito flexível e visitada, já que o local recebe eventos públicos e exposições de arte. Os tons cinza desse espaço é ideal, pois combina com todos os tipos de atividades.
Seguindo o a estética do contexto, este edifício possui uma estrutura de concreto aparente e se apropria da textura resultante das formas de madeira usadas na construção. Não há ornamentos ou limites, o que possibilita uma ventilação natural ideal e uma vista para os campos agrícolas. A terra preta, os ventiladores industriais e os trilhos de aço são igualmente simples e retos. Essas texturas colaboram para a criação de uma perfeita sintonia com o entorno rural. O volume do pavilhão tem um grande impacto visual, que consiste em uma fachada curva e uma cobertura gerada por 41 fileiras de pórticos de concreto armado. Em contraste com o verde da paisagem, montanhas e florestas, cria-se um efeito de vista único.
Muita atenção foi dada à fachada de concreto aparente. Depois de fazer vários testes com tubos de bambu de diferentes diâmetros e tábuas de madeira em vários padrões, decidimos usar a madeira de pinho. Criando-se, assim, texturas mais ásperas e uma fachada com padrões mais simples. As tábuas de pinho foram carbonizadas e o resultado obtido foi muito satisfatório.
Taoranxu é uma experiência produtiva em termos de desenvolvimento de instalações de turismo rural que inclui os habitantes locais. O projeto combina perfeitamente com o clima local, a cultura e as o modo como as feiras ocorrem. A ventilação natural é muito favorável, já que esta região apresenta clima quente no verão e no inverno. Os pássaros e insetos voam livremente pelo local. A fachada simples e moderna do edifício dá um toque artístico à vila. Para a aldeia, o edifício é como uma criança que regressa à sua terra natal depois de terminar os estudos na cidade e proporciona um sorriso de orgulho nos aldeões. Há um temperamento artístico único no edifício.