-
Arquitetos: Architetto Marco Ghilotti
-
Fotografias:Giacomo Albo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício localiza-se na ilha de Pescaia, no vale do rio Adda, entre as cidades de Traona e Cosio Valtellino, província de Sondrio. O projeto consiste na reforma e ampliação de um edifício rural que era originalmente usado como estábulo e celeiro, transformando-o em uma sala de aula à beira da estrada de Valtellina. Esta estrada é um percurso de ciclistas e pedestres que serpenteia ao longo de todo o vale.
A intervenção visa preservar a arquitetura do edifício através da inserção de uma casca de madeira no interior do volume, limitada pelas paredes de pedra. No térreo, as dimensões exigidas para uma sala de aula determinam sua extensão.
Isso resulta em um volume simples em madeira escurecida, criando contraste com as pedras do celeiro. Uma grande abertura envidraçada, de tamanho próximo ao do hall interno, oferece um olhar inovador para a densa floresta que cerca o edifício.
A relação entre a proposta e a ciclovia é resolvida pela criação de um espaço público simples em concreto branco, delimitado por dois assentos de madeira. Dentro deste local de encontro redescoberto, à sombra de uma árvore existente, alguns bancos cilíndricos de madeira oferecem uma área de lazer para os mais jovens.