-
Arquitetos: HEIMA architects
- Área: 70 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Norbrt Tukaj
-
Fabricantes: Focus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta obra foi construída próxima a um lago e é cercada por uma floresta. O projeto responde ao contexto residencial da área em que se encontra e é evidente que a paisagem determina a forma arquitetônica da proposta: uma cabana rural lituana. O telhado característico de duas águas se relaciona com o interior da casa e contrasta com as grandes janelas, criando uma permeabilidade visual. O lote retangular compacto integra-se naturalmente na paisagem e responde ao ambiente a sua volta.
A percepção dessa construção se altera entre o dia e a noite. Durante o dia, a intenção é integrá-la da maneira mais suave possível na paisagem que a cerca. Já no período noturno, pretende-se revelar o interior através de sua iluminação. O exterior quando escuro contrasta com os espaços interiores iluminados e transparentes, enfatizando as formas e texturas dos móveis. O exterior é formado por materiais e cores naturais - telhado de junco, caminhos de granito e uso de madeira ao redor da piscina.
A paleta de cores do edifício, que tem variações entre tons de cinza e marrom, segue a ideia de se camuflar na paisagem. Espaços interiores que contrastam com as formas simples do exterior da casas são revelados através de um interior contemporâneo que segue, também, as texturas da parte externa da casa. Por um lado, o as texturas de madeira próximas à natureza, aliadas às grandes aberturas, contribuem para que o limite entre exterior e interior seja imperceptível. Por outro, cria uma transparência, leve e aberta que é recorrente nos interiores contemporâneos. As divisórias de vidro também são úteis ao longo das estações do ano, pois permitem o uso da casa da piscina durante todo o ano.
Um dos elementos mais distintos da casa da piscina é a estrutura de madeira aparente, que domina o espaço interior. Colunas maciças em três apoios, vigas de 60 centímetros de altura e o ritmo dado pela repetição das tesouras não apenas criam uma atmosfera no interior, mas também remetem a tradição de construção de casas venaculares da Lituânia. A piscina adjacente complementa a construção da casa. A linha do horizonte ao lado dela cria uma sensação de espaço vazio, pois não se vê o mobiliário quando se está na piscina.