-
Arquitetos: Deadline
- Área: 9324 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jan Bitter, Ana Santl
-
Fabricantes: Baude, New Tendency, Piure, Schüco, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. A conclusão do Frizz23 em Kreuzberg, Berlim, assinala um marco e um golpe de sorte na política imobiliária de Berlim. Este edifício cooperativo demonstra as possibilidades de desenvolvimento urbano de baixo para cima – como ele pode ser construtivo e bem-sucedido quando a liderança é tomada por cidadãos e atores locais. Durante anos, esses terrenos ao redor de um antigo mercado atacadista de flores conhecido como 'Blumengrossmarkt' foram altamente cobiçados.
Após a reunificação de Berlim, a fragmentada e excitante zona urbana entre Friedrichstrasse e o Museu Judaico foi o lar de várias galerias diferentes, lojas pop-up, lojas de varejo e iniciativas sociais. No entanto, após a saída do mercado de flores, o governo do estado de Berlim decidiu que, em vez de conceder as propriedades ao maior lance, premiaria o conceito mais convincente – uma decisão influenciada pelos esforços da FORUM Berufsbildung, uma ONG de formação profissional com sede na região por muitos anos, e a subsequente defesa de uma iniciativa de cidadania.
Frizz23 combina educação sem fins lucrativos, pequenos negócios criativos e residências temporárias em um único empreendimento cooperativo. Em um processo incansável de intercâmbio com os atores locais, as autoridades distritais e o Senado de Berlim, os incitadores do FORUM Berufsbildung e Deadline Architects, juntamente com os quarenta e dois membros do grupo de construção, foi criada uma estrutura que abriga, além do FORUM Berufsbildung e uma pequena casa de hóspedes, uma grande variedade de artistas, músicos, autores, ilustradores, equipes editoriais, agentes, oficinas de conserto de bicicletas, estúdios de upcycling e uma galeria coletiva sob um único teto.
Um dos aspectos centrais de seu conceito é que este edifício é mais do que apenas mais uma instalação privada para investidores-proprietários da classe criativa: a educação oferecida aqui é acessível a todos, incluindo segmentos de baixa renda da sociedade. Frizz23 é uma tentativa de contrariar a gentrificação iminente desta região e projetar uma imagem de outra Berlim.
De acordo com a estrutura da cooperativa de construção, o Frizz23 é dividido em três seções diferentes que formam um bloco escalonado. Sua fachada, feita de painéis de alumínio azul e madeira carbonizada, une o edifício em um todo. O FORUM Berufsbildung, localizado no lado oeste do edifício e de frente para Friedrichstrasse, possui salas de seminários e espaços para eventos distribuídos em cinco andares. No lado leste, de frente para uma pequena praça, uma torre de sete andares abriga os apartamentos “Miniloft” e um café.
Situada entre eles está a estrutura intermediária, dividida em unidades personalizadas contendo os escritórios de criação. Estas unidades estão distribuídas pelo edifício de forma a acomodar uma grande variedade de usos também a longo prazo. As unidades variam de mini-estúdios de um andar e grandes escritórios abertos até espaços de trabalho de três andares. Cada um é adaptado às necessidades individuais de seus proprietários.