-
Arquitetos: Ventura+Partners
- Área: 759 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nelson Garrido, António Teixeira
-
Fabricantes: Bentley Systems, Gerflor, O/M Light - Osvaldo Matos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Clínica Nefrodouro foi pensada para se tornar um espaço marcadamente distinto das clínicas citadinas convencionais.
Possuindo uma forma paralelepipédica desenvolvida em dois pisos, a pureza geométrica do edifício é evidente nos vãos e nos painéis do revestimento da fachada, que replicam a forma das janelas. A métrica é também visível na estrutura modular contida entre dois planos horizontais, reforçados pela austeridade do betão que, embora sendo um material robusto, combina harmoniosamente com a delicadeza do vidro e do alumínio. Simples e sóbrios, estes materiais atribuem ao edifício um caráter contemporâneo, mas simultaneamente intemporal. A horizontalidade do volume é, ainda, frisada pela estrutura de pilares de ferro, que destaca e dignifica a zona da entrada.
Na Clínica, é promovida a harmonia e a serenidade, com o branco a assumir-se como cor predominante e as janelas a permitirem o contacto dos pacientes com a natureza.
A luz foi pensada em todo o projeto como elemento de conforto e tranquilidade. Os rasgos verticais do volume possibilitam a entrada de luz natural abundante, além de permitirem observar o exterior. Estas características foram especialmente trabalhadas na sala de tratamentos, onde os pacientes passam longos períodos de tempo, de modo a proporcionar-lhes o máximo conforto físico e psicológico.
A arquitetura procurou, assim, trabalhar a qualidade clínica do centro médico, através de um espaço tecnologicamente avançado que visa promover o bem-estar dos pacientes e da equipa médica.