-
Arquitetos: Nicholas Francoeur
- Área: 3448 ft²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Raphaël Thibodeau
-
Fabricantes: Bertazzoni, Cabano, Delta Faucet, Elica, Kommerling, Morso, Sinkology, ZHENDER
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes tinham algumas noções bem definidas do tipo de edifício que queriam construir quando me procuraram para o projeto. A ideia da casa ser um lugar onde pudessem trabalhar em seus vários projetos criativos, foi eminente desde o início; ela é escritora e ele é fotógrafo e músico. Ambos buscavam uma construção com uma cobertura de duas águas e tinham uma boa ideia da metragem quadrada que precisavam.
O objetivo era transformar a imagem de uma típica casa "solar passiva" ou "verde" e trabalhar alguns detalhes únicos para se afastar dos arquétipos típicos da "arquitetura sustentável". O telhado de uma água única é extremamente adequado para os invernos rigorosos, desta forma, busquei encontrar uma maneira que fizesse com que as coberturas parecessem interessantes, para que um detalhe funcional se tornasse uma parte integrante da estética do projeto. A casa emprega materiais de última geração e técnicas de construção, como sua estrutura de madeira engenheirada em CNC, obtendo a certificação de LEED platina.
O edifício é revestido de cedro carbonizado, enquanto sua cobertura e forro são em álamo branco. A natureza escura da casa contrasta com seu interior neutro e arejado. Em vez das habituais esquadrias, optou-se por uma série de janelas retangulares altas; reminiscente de uma colunata, com o objetivo de gerar uma sensação de imersão na mata ao redor. A altura variável do teto da casa oferece uma grande variedade de espaços para a casa térrea.
Além das funções tradicionais, a casa oferece dois estúdios voltados para o norte; um para escrita e outro para edição de fotos e dois estúdios voltados para o sul; um para música e outro para fabricação. Os estúdios de fotografia e escrita foram projetados de forma que possam ser integrados ao resto da casa, tornando-os parte da circulação de um espaço para outro, ao invés de salas fechadas.
Uma área de banho monumental com uma grande janela voltada para leste é uma tentativa de repensar os banheiros com um toque cavernoso e uma iluminação dramática. A casa é projetada para fomentar a criatividade, permitindo que o casal esteja simultaneamente separado, mas junto.