-
Arquitetos: Chris Luce
- Área: 104 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ana Paula Álvarez
-
Fabricantes: Axitec, BLACK+DECKER, BOSE, Bluedot, EKCO, ERA, Estevez, FLOS, Great Bay Home, Haus, Jofel, Joseph Joseph, KIDDE, LG, Legrand / Bticino, Leviton, MIRAGE, MUTO, Nardi, Nespresso, +8
Descrição enviada pela equipe de projeto. O convite para projetar este refúgio para surfistas em uma área imediata da praia de La Saladita é um caso peculiar decorrente da troca de ideias, das idas e vindas de boas conversas, da busca de coincidências criativas e da discussão sobre as melhores diretrizes conceituais entre cliente e arquiteto. Casa NU (do francês “nous”, nós, pronome pessoal) foi o reforço material de uma amizade de anos e que agora oferece uma experiência diferente e inovadora para quem quer um refúgio tranquilo depois de curtir as ondas nessa parte especial do Pacífico mexicano.
A disposição dos volumes neste terreno de esquina foi obtida como quem aproveita as melhores ondas estando na prancha, percebendo o ideal de preservar algumas áreas com grandes árvores que conferem sombra fresca criando também uma privacidade agradável entre vizinhos.
O programa arquitetônico encontrou soluções pouco convencionais, uma vez que consegue distribuir algumas áreas essenciais da casa em um espaço exterior: lavanderia, depósito e banheiro de hóspedes, para além de outros espaços essenciais como casa de máquinas, um rack funcional para pranchas de surf, um espaço para guardá-las a sete chaves e chuveiros privativos ao ar livre com vista para o céu azul infinito. Este conjunto de espaços especificamente designados é colocado sob uma forma que proporciona um forte perímetro de proteção à edificação.
Dentro da casa foi proposto um esquema de pé-direito duplo. Na parte superior está localizado o quarto com uma cama de casal e closet, enquanto no térreo estão a cozinha, sala e um banheiro com pia e vaso sanitário separados do chuveiro, permitindo espaços de uso flexível necessários quando o usuário tem visitas.
Procurou-se garantir que todos os materiais utilizados nos acabamentos fossem honestos e com um percurso de envelhecimento digno. O concreto aparente com fôrmas ripadas destaca a resistência das paredes, assim como o concreto polido com juntas de metal no piso, madeira de pinus nas portas e janelas e diversos elementos metálicos previamente oxidados e envernizados.
Todos os detalhes para equipar o espaço sem comprometer a arquitetura receberam atenção especial, a amplitude e a sensação de simplicidade no desenho das peças, a fiação e as instalações de serviço ocultas são gestos que contribuem para alcançar uma experiência única de luxo e conforto.
A Casa NU tem tudo o que é essencial para nos proporcionar descanso e paz depois de uma agitada sessão de surf.