-
Arquitetos: Multi-Architecture
- Área: 480 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Siming Wu
A Vila
Huangchong é uma vila relativamente nova, localizada na região central do Delta do Rio das Pérolas em Guangdong, na China. Muitos esperam que uma aldeia da região de Lingnan tenha canais sinuosos compondo sua paisagem. De fato, dois quilómetros rio acima, existe uma aldeia que segue melhor esse estereótipo, com pontes de pedra e salões ancestrais do final da Dinastia Qing. O lugar do projeto chama-se Huangchong e este apresenta um contexto diferente do anterior. É um lugar difícil de descrever. Provavelmente, pode ser descrito como um lugar "selvagem" e "vago": É uma vila cheia de pessoas e vida. Sendo um lugar novo, não apresenta os elementos das aldeias tradicionais de Lingnan. No sentido contrário, apresenta chapas de ferro como elementos principais na composição, em uma atmosfera pragmática de pequenos negócios. A ambiguidade que permeia o interior do Delta do Rio das Pérolas emerge da vida nas ruas e reage à vida aqui, o que pode levar a uma perda de identidade, mesmo que de maneira não depreciativa.
O Mercado
Este mercado se dá em um espaço aberto triangular no centro da vila, onde os donos das barracas começam a atender seus clientes às seis horas da manhã, descansam ao meio-dia e depois retomam à tarde, quando a temperatura está mais fresca, até 22h. Uma variedade de mercadorias, como roupas, frutas, produtos secos, utensílios de cozinha, bicicletas elétricas, chá de ervas, tapetes, etc. são vendidos neste mercado. Uma quadra de basquete e o auditório da vila ficam a leste do mercado, um centro comunitário e um pequeno parque a oeste e um jardim da infância a sul. Em uma localização tão central, os moradores passam pela área triangular todos os dias, quase que obrigatoriamente.
Por conta da vinda de muitos jovens para trabalhar na zona industrial de Huangchong, o movimento na feira aumentou muito. Porém, depois de um tempo, o mercado foi prejudicado devido ao fluxo de pessoas para fora da vila após as obras de ampliação na zona industrial, que ainda continuam. Essas mudanças criaram a demanda por um novo mercado.
Cobertura e identidade
Após observações, percebemos que a forma externa era mais importante que a interna, já que o exterior tem impacto direto e pode ocupar este “ambiente vago”, em uma mistura de mercado + habitação + mercado + quadra de basquete + jardim de infância + barracas de frutas + etc. Como resultado, as pessoas da comunidade ganharão uma nova compreensão da vila de Huangchong e até mesmo um sentimento de pertencimento. A forma externa, em algum grau, indica que o edifício está impregnado de alguns significados espirituais, que é exatamente a parte que faltava em uma aldeia como esta, uma "aldeia recém-construída". Neste ponto, esperávamos construir uma estrutura adequada, mas que fosse surpreendente de maneira modesta. Procurando desenvolver, com o passar dos anos, uma identidade no ambiente.
Seis Caminhos
Vários caminhos irradiam desta área triangular. A qualidade e a sutileza do acesso à aldeia é fundamental na experiência diária de ficar à deriva na aldeia. Com base nisso, concebeu-se um volume monolítico, para que se pudesse ter uma vista única, individual e transitória da vila a partir de diferentes caminhos. Especialmente para quem aqui vive, uma observação tão singular pode proporcionar uma experiência caracterizada “a partir da ambiguidade e acima da ambiguidade”.