-
Arquitetos: Namikase Studio
- Área: 650 m²
- Ano: 2020
-
Fotografías:Camila Cossio, Ricardo Vainer
-
Fabricantes: Muroblanco, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de renovação deste edifício de 1950 está localizado no Bairro Condesa, no centro da Cidade do México, um bairro conhecido por sua mistura de estilos arquitetônicos como Colonial, Art Deco e Bauhaus. O projeto original do edifício seguiu principalmente os princípios do estilo Bauhaus. A ideia principal da renovação foi respeitar o traçado original e os seus elementos primários, mantendo a essência deste edifício clássico. O projeto se concentrou nos materiais originais, que eram vidro, tijolos cerâmicos e aço.
O projeto original do edifício era composto por 5 pisos com 2 apartamentos por andar e um terraço destinado a zonas de serviço. A principal intervenção da renovação foi feita em 3 áreas: fachadas, circulação/lobbies e cobertura.
Fachada. Para a fachada, a ideia era respeitar ao máximo os princípios do projeto original do edifício. Reinterpretamos a fachada original de tijolos cerâmicos com uma fachada de tijolos de concreto feito sob medida para criar uma aparência limpa e simples seguindo as linhas retas do projeto das janelas. As varandas foram modificadas para dividir a área de plantação de cada apartamento e criar uma sensação de leveza. Reaproveitamos as janelas originais e os corrimãos das varandas para manter o visual clássico do edifício.
Para o interior dos vestíbulos e áreas de circulação, o projeto original tinha um terrazzo amarelado nos pisos e paredes, aço vermelho nos corrimãos e janelas e um vidro opaco muito antigo em toda a janela principal. A proposta do projeto era manter os mesmos materiais, mas criando um espaço mais claro, trocando o tijolinho por um tom mais branco nas escadas, os vidros opacos por um vidro mais claro e trocando os aço vermelhos pelos pretos, além de redesenhar a janela panorâmica com um design reticular clássico. A ideia era criar um espaço mais vívido, por isso adicionamos jardineiras no exterior da janela panorâmica e criamos algumas janelas de abrir para obter vistas mais verdes tanto do interior da escada quanto do pátio principal.
Para os diferentes lobbies a decisão foi cobrir as paredes e portas com madeira de nogueira para compensar e combinar com os materiais frios como aço e vidro., alcançando assim uma atmosfera mais aconchegante.
O telhado teve uma grande intervenção. Originalmente, a cobertura estava praticamente abandonada, em péssimo estado, tinha pias e áreas destinadas a serviços. Decidimos dividir a cobertura em duas áreas principais: áreas de serviço e de estar. Criamos uma divisão física com parede e transferimos todas as instalações para a parte de trás da cobertura, mantendo a área comum voltada para o pátio principal do edifício , também colocamos vegetação suspensa em todo o pátio principal e transferimos a área de lavagem a seco para a zona de serviço da cobertura. No lugar, colocamos redes e uma escada em espiral para acessar essa área.