-
Arquitetos: Studio 02 Architectes
- Área: 3800 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Luc Boegly
-
Fabricantes: GRAPHISOFT
Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro comunitário e a escola de Jacqueline Auriol estão localizados no coração de Saint Herblain; a ideia do município de reformá-los demonstra o forte desejo de aperfeiçoar a imagem do coração da cidade, por meio de uma resposta arquitetônica e paisagística real para suas instalações públicas. A diversidade dos edifícios que compõem o projeto e seu período de construção revelam uma falta de coerência total. Portanto, focamos em trazer um novo impulso ao conjunto para que o equipamento se beneficie com uma nova dinâmica.
A aposta é alta: trata-se de recriar a ligação, por um lado, entre às duas instalações, e por outro, entre o projeto e a rua, com a cidade. A primeira resposta a esta reconexão resulta em um tratamento paisagístico rico e detalhado do todo.
O projeto tem um forte compromisso que responde perfeitamente às questões levantadas, em termos de acessibilidade, desempenho energético, legibilidade, mas também, estética. A escola, isolada, foi revestida com ripas de madeira, conferindo uma imagem mais qualitativa. Quatro toldos demarcam as diferentes entradas do berçário e da escola primária.
O trabalho realizado na mediateca localizada ao longo da avenida François Mitterrand, cumpre simultaneamente dois objetivos: a ampliação e valorização do centro sócio-cultural com a criação de uma nova mediateca, assim como o projeto de uma praça pública.
As estruturas da fachada da rua e do pátio. Sobreposta por um toldo, a estrutura metálica com vazios alternados e sólidos, configura o padrão da rua; além de também uma sutil interação na parte inferior, proporcionando luz e proteção contra o sol ou o mau tempo.