-
Arquitetos: Casper Mueller Kneer Architects, Lichtvision Design
- Área: 1500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Roh Space
-
Fabricantes: Lichtvision Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. A loja de departamentos Hyundai Mokdong em Seul apresenta as marcas de luxo mais famosas do mundo. Enquanto os sentidos são desafiados nas seções de compras abaixo, o último andar oferece um espaço para descansar. O minimalista “Glass House Garden Room” oferece um local de tranquilidade para compradores e visitantes. Serve como entrada para as torres residenciais circundantes e pode ser palco de eventos e exposições. O espaço é visualmente dividido por ilhas verdes que estão embutidas no piso. Luzes LED são posicionadas acima de cada ilha, com o objetivo de promover o bem-estar humano e das plantas.
Um lugar de lazer - Casper Mueller Kneer Architects e Lichtvision Design projetaram o espaço como uma interpretação contemporânea da estufa tradicional e o transformaram em um oásis no coração da cidade. Para isso, eles analisaram vários outros espaços de outras lojas Hyundai em Seul. Em Mokdong, o terraço ao redor do sétimo andar foi estendido para o interior – a luz do dia, no entanto, só entra na sala pelas janelas laterais. Embora o teto seja modelado a partir de um telhado de estufa, seus painéis são iluminados artificialmente. O teto real acima é plano e não deixa entrar a luz do dia. Por isso, foi necessário desenvolver uma solução de iluminação que promova o desenvolvimento saudável das plantas e ao mesmo tempo melhore o bem-estar humano.
Luminárias biofílicas - Para destacar as ilhas de plantas, luzes LED adicionais são instaladas acima de cada uma, aumentando o bem-estar dos visitantes e das plantas. Essas luminárias flutuam acima das plantas como nuvens luminosas difusas. Para acompanhar o estilo e a sensação arquitetônica dos espaços, a Lichtvision especificou luminárias com estética industrial e acabamento em alumínio bruto. Os princípios biofílicos foram incorporados ao design de iluminação artificial, pois a Lichtvision procurou harmonizar a arquitetura com a natureza e colocar as pessoas no centro.
Para compensar a pequena quantidade de luz do dia no espaço, a luz artificial é usada para melhorar a saúde das plantas na estufa. Com base nas pesquisas mais recentes, foram escolhidas luminárias LED com temperatura de cor de 4.000 K, boa reprodução de cores e níveis de luz aumentados. Esta é uma solução ideal entre qualidade e quantidade de luz, tanto para a fisiologia humana quanto para a vegetal. Chips de LED com componentes de luz vermelha reduzidos foram usados para evitar a superestimulação em um ambiente de crescimento estressante para as plantas. Além disso, os níveis de iluminação foram projetados para atender às necessidades das plantas, evitando o ofuscamento dos visitantes.
Luz sustentável para o bem-estar - Este espaço combina uma estética moderna com uma abordagem de design espacial e iluminação de última geração, adequada para promover o crescimento das plantas. Ele traz elementos naturais para um espaço com o objetivo de melhorar o bem-estar dos ocupantes. Práticas e abordagens modernas de iluminação dão aos designers uma maneira de perceber isso. Esta é a primeira incursão da Lichtvision no design biofílico, abordando espaços orientados para a natureza com o foco no bem-estar dos ocupantes. Portanto, é um marco importante para o estúdio ao avaliar os resultados da pesquisa mais recente na prática, ajudar a orientar os desenvolvimentos futuros e ser capaz de enfrentar desafios como a sustentabilidade ainda mais presente no futuro.