-
Arquitetos: guo ban er
- Área: 240 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Boris Shiu
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cerca de 60 km ao norte do centro da cidade de Pequim, no sopé da Grande Muralha da China, os arquitetos receberam a tarefa de adicionar uma modesta extensão a uma casa rural vazia. Ao estender a inclinação original do telhado da habitação existente, a equipe construiu mais 120 metros quadrados de área de estar. A extensão colocada no nível do jardim cria um nível de divisão muito pretendido entre a área de jantar e a sala de estar. O telhado inclinado recém-adicionado abriga as principais áreas sociais da casa. O telhado se dobra no lado leste e no lado oeste, acomodando uma sala de chá e uma pequena área de spa.
Quatro claraboias inundam a área de descanso com luz natural adicional e janelas do chão ao teto no lado norte (anteriormente sem aberturas) fornecem ventilação cruzada. A inclinação do telhado termina a mais de dois metros de altura, dimensionando a abertura de vidro de nove metros de largura voltada para o jardim a uma escala humana adequada. O deck de madeira externo emoldura o jardim com seu caminho e conecta as duas alas da casa com o terraço da sala de estar. No verão, as janelas de vidro do salão de chá e da área de spa e as grandes portas deslizantes da sala de estar se abrem, estendendo todas as atividades domésticas para o jardim. A cobertura de concreto em balanço fornece abrigo para o deck de madeira, que serve como uma extensão da área da casa e suas áreas de entretenimento internas.
"Criar um espaço principal arejado que oferece flexibilidade para uma ampla gama de atividades foi fundamental", diz Sun Min da guò bàn ér.
A grande lareira aberta é um motivo para o conforto agregado à casa e seu caráter rural contemporâneo. No entanto, o conforto real permanece um pouco invisível. Em vez de substituir o volume existente, bastante indefinido, os arquitetos o integraram, impulsionados pelo reaproveitamento da estrutura, economizando energia desperdiçada em novas construções. O antigo volume foi adaptado com uma envolvente de isolamento exterior contínua que segue na nova extensão. Pisos isolados fornecem um sistema de aquecimento eficiente que pode ser alternado para o modo de resfriamento durante os verões quentes de Pequim. Uma bomba de calor elétrica alimenta o sistema de aquecimento e refrigeração, proporcionando climas agradáveis no inverno e no verão.
"Nós nos concentramos na criação de espaços com a mais alta qualidade que podemos realizar com um orçamento limitado", diz Christian Taeubert, co-fundador da guò bàn ér. “Gostamos de dar uma segunda vida a uma casa vazia, transformando-a de uma habitação com espaços inflexíveis em um lugar de vida ativa”, continua.
Sun Min diz: "Queremos oferecer modelos para uma transformação adequada no contexto das áreas rurais. Não queremos lembrar tipologias de vilas que permanecem como conchas vazias; elas se tornaram muito presentes nas áreas rurais fora de Pequim".
Esta casa de finais de semana de 240 metros quadrados foi realizada com um orçamento de construção de 700.000 RMB e foi concluída em janeiro de 2022 após um período de obra de sete meses.