-
Arquitetos: Archikon
- Área: 1962 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Tamás Bujnovszky
-
Fabricantes: AGROB BUCHTAL, Alex bútor, Balázs-Diák, Baumit Creative Top, Eibe, Ikea, Tarkett, Thermowood, Tubadzin, UGP
Descrição geral - O jardim de infância está localizado próximo ao rio Danúbio, cercado por um bloco de apartamentos de dez andares do programa de habitação pré-fabricada socialista. Embora preservando o edifício do jardim de infância de dois andares da década de 1980, esta modernização e expansão deram a escola uma identidade nova e integral. Os ambientes foram expandidos em direção ao pátio original, e um playground com cobertura de madeira foi adicionado na frente. O edifício se abre sob o contorno da nova cobertura para compensar o ambiente fechado e rígido dos blocos de painéis pré-fabricados.
Pela proximidade do Danúbio, esta instituição é um bom exemplo de como vincular o conceito de sustentabilidade - baseado no tema do aproveitamento da água -, educação ambiental e arquitetura de forma inspiradora.
Conceito – contexto e estratégia - Localização - O edifício está localizado em um conjunto habitacional próximo ao Danúbio, na Hungria, ao norte de Budapeste. O jardim de infância e outras instituições sociais estão alinhados no centro deste conjunto habitacional, rodeado por edifícios residenciais de dez andares e isolados do tráfego circundante. Toda a área foi construída na segunda metade da década de 1980 como parte do programa socialista.
Edifício - O prédio original era um jardim de infância de dois andares e oito salas. Era um tipo de projeto que podia ser visto em todo o país em projetos habitacionais semelhantes. Foi construído a partir de elementos pré-fabricados de concreto armado e painéis de concreto, de acordo com as tendências tecnológicas populares da época.
Programa - A Câmara Municipal decidiu modernizar e ampliar o edifício mas não houve necessidade de aumentar a capacidade. O motivo da ampliação foi a falta de espaço nos banheiros, vestiários e a ausência de outras áreas de serviço secundárias. Foi importante para nós desenvolver o programa final de arquitetura e design de interiores em colaboração com os professores do jardim de infância e o coordenador pedagógico.
Construção – materiais e estratégia - Os interiores foram definidos pelo caráter estrito e contido do edifício existente, que foi suavizado por um acabamento interior de madeira nas aberturas e móveis. O elemento mais característico é o playground-terraço de madeira que se abre para o quintal, o que aumenta a ludicidade do espaço com escorregador e jogos ao ar livre. Sua aparência externa é caracterizada por grandes aberturas, janelas de madeira e uma cor distintamente nova, a fim de diferenciar o jardim de infância dos prédios cinzas pré-fabricados de dez andares que dominam grande parte das paisagens urbanas da Hungria. O redesenho do edifício quebra sua aparência rígida de bloco e enriquece o mercado imobiliário com um novo caráter arquitetônico.