-
Arquitetos: Studio Nadi
- Área: 200 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Alexindo, Mowilex, Niro granite, Tiga Roda Cement
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há histórias que existem e histórias que se formam.
O projeto Ruma Dua Bata surge a partir da história de um cliente que já passou por experiências como desabamento de telhado devido à presença de cupins nas treliças, necessidade de luzes acesas 24 horas por dia e ar condicionado funcionando o tempo todo. Sua história tornou-se, então, uma motivação para a reforma de sua primeira casa, que está ocupada desde 1989.
O cliente queria manter partes da casa antiga nessa reforma. Por conta disso, oferecemos uma solução que mantém os muros laterais como memória do passado. O projeto permite que o cliente tenha uma visão desses muros de tijolos a partir de qualquer ponto da casa.
Para que o quarto fosse confortável e apresentasse qualidade, recuamos a casa 80 cm do muro lateral, permitindo o fluxo de ar. As aberturas máximas de portas e janelas também contribuem para a circulação de ar. Otimizando a ventilação e a iluminação natural foi possível reduzir o consumo de eletricidade em 20% em relação ao passado.
Os clientes querem que suas casas sejam sentidas em vez de apenas vistas. Optamos, então, em dar menos atenção ao design em si e priorizamos qualidade da percepção espacial. Sendo a qualidade do espaço o elemento central da proposta, acreditamos que isso também seja o diferencial da casa. O resultado dessas escolhas foi dar ao cliente uma qualidade de vida melhor.
Rumaduabata: formando o espaço entre tijolos, tecendo o futuro entre memórias.