-
Arquitetos: FORME ARCHITECTURE + URBANISME
- Área: 100 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Giaime Meloni
-
Fabricantes: ESAT de la Bievre, GREPPI, Stores de Tournus, Terrazzo Roma
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Forme Architecture + Urbanisme entregou recentemente um projeto peculiar - a transformação de uma estufa de horticultura em uma recepção - localizada no jardim privado da Clinique Saint Jean de Dieu, dentro da área de conservação. Dentro da área de conservação do 7º arrondissement de Paris, o projeto é a reabilitação patrimonial de uma antiga estufa tombada e a conversão de seu uso em uma sala de espera e recepção.
Localizada no jardim particular da Clinique Saint Jean de Dieu, a estufa é beneficiada por um ambiente paisagístico privilegiado e muito apreciado pelos seus usuários. Construída no século XVIII para o cultivo de plantas medicinais, a estufa permaneceu em uso até o final do século XX, antes de ser gradualmente abandonada. Tanto a falta de espaço dentro da clínica quanto o desejo de fazer bom uso do edifício incentivaram a Fundação Saint Jean de Dieu a realizar o projeto. Protegido pelo Plan de Sauvegarde et de Mise en Valeur (PSMV), entidade que controla o desenvolvimento urbano local, este edifício existente e sem uso foi visto como uma oportunidade. Neste contexto, a fundação decidiu converter a estufa em uma sala para acomodar diferentes atividades para o pessoal da clínica e seus pacientes.
O desafio era converter o edifício para novos usos durante todo o ano, respeitando as regras impostas pelo PSMV para proteger e valorizar edifícios tombados. Enquanto o envelope foi discretamente restaurado no exterior, a reforma é mais evidente no interior, onde foi ajustado e o piso rebaixado. Inspirado no layout existente, o interior gira em torno de uma bancada periférica que acomoda os serviços técnicos e abre o espaço central para usos múltiplos. Uma reabilitação patrimonial que modifica intrinsecamente o edifício preservando e valorizando a sua história e arquitetura.