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Arquitetos: Carolina Penna Arquitetos
- Ano: 2021
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Fotografias:Ana Mello, Pedro Mascaro
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Fabricantes: Crosslam, Ebaplay
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma praça. Uma escola. Um parque.
Na infância o primeiro contato com o mundo enquanto sociedade é a escola, é a semente da cidadania.
Nos interessa refletir sobre a criação de um espaço público democrático, com suas tensões, oferecendo a possibilidade de construção coletiva e aberto a imprevisibilidades.
O chão da escola é a extensão da praça que ali estava, forjado em um único equipamento público, com possibilidades para diferentes arranjos do espaço comunitário.
A escola no centro da comunidade.
É, em essência, uma cobertura que abriga e acolhe: crianças, pais e educadores.
Os volumes construídos se protegem sob a cobertura, ao redor da arena, sem imposição de isolamento perante o exterior.
No centro, uma arena e sua simbologia milenar: fogueira, palco, festa, dança, conversa e sobretudo brincadeira.
A brincadeira é uma experiência de autoprodução, as crianças se criam e se recriam ao brincar. A exploração dos espaços e objetos, para a criança, é uma atividade lúdica que propicia a alegria da descoberta de si e do outro e contribui para o seu desenvolvimento.
Uma “praça dentro da praça”.
Num contexto de infâncias urbanas, o contato e a possibilidade do brincar na natureza contribui significativamente para o bem-estar integral das crianças, melhora todos os marcos mais importantes de uma infância saudável – imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade, capacidade física.